Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Um Brasileiro na Rússia 1 de setembro: a volta às aulas na Rússia é festejado por Alunos, pais

1 de setembro de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site https://brasileironarussia.blogspot.com: Um relato pessoal de uma aventura em terras russas, 

1 de setembro: a volta às aulas na Rússia

Olá senhoras e senhores. Hoje é o dia da volta às aulas em toda a Rússia, em todas as esferas de ensino. Vou falar para vocês um pouco sobre isso.

No dia 1 de setembro é comemorado o dia do conhecimento na Rússia. Por isso foi escolhido para ser o dia do começo das aulas. Além desses fatores, é também o primeiro dia do outono. Nesse dia, em todas as esferas de ensino, desde a pré-escola até o pós-doutorado, todos voltam aos bancos das salas de aula.

Entretanto, nesse dia não há aulas propriamente ditas. Várias comemorações e homenagens a professores e alunos têm lugar nas dependências escolares. Os alunos, mesmo as crianças, levam flores para os professores.
Os diretores de escola e reitores de universidade falam aos alunos em um discurso de boas vindas. É também o dia de apresentação dos professores aos alunos e vice versa.Falando especificamente das universidades, que é o ambiente com o qual tenho contato, os calouros recebem a sua caderneta de notas, chamada de zatchotka (зачотка) que os vai acompanhar pelos próximos anos. Não existe nada de trotes de veteranos com os "bichos". Na verdade os veteranos se preocupam em rever os colegas e coisas assim. Nem parecem se importar muito com novatos. Os ingressantes ficam tentando entender tudo o que está acontecendo, já que tudo é muito novo para eles. Além disso, os iniciantes aproveitam para tentar aprender onde ficam as salas de aula. E isso é necessário porque, nos prédios mais antigos das universidades, como o da Universidade Estatal de Moscou (UEM) ou da Universidade Estatal de Tomsk (UET), os prédios têm uma infinidade de corredores e alguns deles não tem uma saída pelo outro lado, então, tem que entrar e sair pelo mesmo lugar, o que faz com que as pessoas se enrolem e se percam facilmente nos prédios. E, no primeiro dia, todos os corredores são iguais.  

No meu primeiro ano trabalhando na Universidade Estatal de Tomsk tive algumas surpresas. Por exemplo, no meu primeiro dia efetivo de trabalho, que foi em 2 de setembro de 2014, os alunos me surpreenderam com uma coisa que eles fazem nas escolas: na hora que entrei na classe, todos se levantaram e ficaram aguardando o meu comando para poder sentar. Alguns professores dispensam esse gesto (eu sou um desses), ao passo que outros exigem essa formalidade, mesmo na universidade.
Por enquanto é isso. Se tiverem alguma pergunta, só deixar um comentário ok? Até a próxima!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados