Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Gás lacrimogênio foi lançado acidentalmente por militar durante desfile cívico em Rio Branco: 'equívoco', diz comandante da PM

8 de setembro de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/ac/acre/noticia:

Gás causou tumulto e alguns pessoas passaram mal durante o desfile cívico desta sexta (07). PM que lançou a granada teve queimaduras de segundo grau.Granada de gás lacrimogênio (esq.) foi lançada no lugar de sinalizador (dir.)  (Foto: Lilan Lima/Rede Amazônica Acre)O comando da Polícia Militar do Acre (PM-AC) informou que o gás lacrimogênio que causou correria e tumulto durante o desfile cívico, nesta sexta-feira (7), foi lançado acidentalmente por um policial da corporação. Várias crianças e adultos que assistiam o desfile passaram mal ao serem atingidas com o gás.

O evento correu na Avenida Getúlio Vargas, no Centro da capital acreana, em comemoração a Independência do Brasil. Imagens aéreas capturadas pela equipe da Rede Amazônica Acre mostram o momento em que um homem passa um material para outro, que sai espalhando o gás entre as crianças que desfilavam. Depois ele sai correndo do local. Em seguida, começa um tumulto e correria entre as pessoas.Imagens mostram tumulto após homem jogar gás durante desfile cívico em Rio Branco
"Foi um incidente que aconteceu, a Polícia Militar sai para salvar vidas, não para causar transtornos e nem trazer nenhum tipo de tumulto. A Polícia Militar, Governo do Estado e Sistema de Segurança Pública pedem desculpas aos pais e alunos que passaram por esse incômodo, mas, infelizmente, incidentes acontecem. Quem nunca errou que atire a primeira pedra", argumentou o coronel Marcos Kinpara.
O comandante explicou que houve uma troca no momento de selecionar os dispositivos. O que deveria ser usado era o sinalizador, que tem uma fumaça colorida, mas o policial acabou soltando uma granada de gás lacrimogênio no local. "Elas são muito parecidas, o policial que fez a seleção e o que estava fazendo o acionamento dos dispositivos são altamente preparados, têm curso na área. Foi um equívoco e de imediato que soubemos o policial foi identificado, inclusive, ele se machucou, porque tentou segurar a granada com a mão e teve queimaduras de segundo grau. Ele recebeu antedimento, estava com os filhos lá também", falou.
Ainda segundo Kinpara, o policial que lançou a granada recebeu o material de outro PM, responsável pela seleção. O comandante ressaltou que a corporação lamenta o ocorrido e que a Corregedoria apura a situação.
"Na hora que o gás foi acionado e ele percebeu tentou sair e segurar para que o gás não saísse, mas a granada é quente, de metal, e machucou as mãos no intuito de causar menos impacto. Os policiais estão extremamente tristes com o evento porque ninguém quer um desfecho desses, mas aconteceu e não teve nenhum tipo de ataque", complementou.
O coronel ressaltou ainda que todos os policiais são treinados no manuseio do material. Ele prometeu ainda um novo evento para que o colégio militar possa desfilar novamente.
"Acontecem falham em todos os locais, infelizmente foi hoje e felizmente não teve ferimentos graves. Já estamos preparados para trazer o colégio militar para desfilar novamente porque alguns já pediram e eu vou fazer um evento para que esses alunos desfilem", confirmou.                                                                            

Homem preso

O comandante comentou ainda sobre a prisão de um homem no momento da confusão. Segundo ele, a pessoa presa é suspeita de furtar a bolsa de uma senhora, e não tem envolvimento no ocorrido.
"No mesmo tumulto um cidadão foi pego com a bolsa, inclusive foi preso, e houve aquela confusão no primeiro momento, que achavam que ele lançado. Não tem nenhuma ligação um evento com outro", concluiu.                                     Por Aline Nascimento, G1 AC, Rio Branco  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados