Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Em cem dias, aplicativo registra média diária de quatro disparos de arma de fogo no Grande Recife

12 de julho de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Fogo Cruzado contabilizou 411 ocorrências de tiroteios na Região Metropolitana, com 319 vítimas fatais e 150 feridos.Aplicativo Fogo Cruzado contabilizou 411 ocorrências de disparo de arma de fogo em 100 dias, no Grande Recife (Foto: Adneison Severiano/G1)Aplicativo Fogo Cruzado contabilizou 411 ocorrências de disparo de arma de fogo em 100 dias, no Grande Recife (Foto: Adneison Severiano/G1)
Com cem dias de funcionamento no Grande Recife, o aplicativo Fogo Cruzado, que contabiliza disparos de arma de fogo e tiroteios, registrou 411 ocorrências desse tipo na região, uma média diária de quatro casos. De 1º de abril até segunda (9), foram registradas 319 mortes e 150 pessoas feridas.
Em 37 casos, as vítimas foram atingidas dentro das próprias residências. Esses dados sobre a violência no cotidiano de quem vive na Região Metropolitana são obtidos pelo aplicativo através da colaboração de moradores ou por meio da imprensa.Aplicativo Fogo Cruzado mapeia áreas de tiroteio e disparos de arma de fogo (Foto: Reprodução/TV Globo)Aplicativo Fogo Cruzado mapeia áreas de tiroteio e disparos de arma de fogo (Foto: Reprodução/TV Globo)
Segundo o coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Segurança Pública (NEPS) da Universidade Federal de Pernambuco e coordenador do Fogo Cruzado em Pernambuco, José Luiz Ratton, o aplicativo é recente, mas deseja representar uma fonte de informação diária, alternativa às estatísticas divulgadas oficialmente pela Secretaria de Defesa Social.                    
“O governo de Pernambuco não divulga os dados de forma diária, então o aplicativo é uma forma de a sociedade civil monitorar a ocorrência de disparos de arma de fogo. Buscamos reunir o máximo possível de informações e envolver as pessoas na construção de uma saída democrática e cidadã", diz o coordenador do aplicativo.
A capital pernambucana aparece em primeiro lugar em todos os indicadores do aplicativo, com 151 registros de disparos de arma de fogo. Em seguida, vem o município de Jaboatão dos Guararapes, com 56 casos. Olinda fecha a tríade, com 37 notificações ao longo de cem dias.
Ainda no período citado, o Fogo Cruzado registrou um aumento de 22% nas notificações de disparos de arma de fogo ou tiroteios entre abril e maio. Em junho, houve uma redução de 4%.
Veja histórico de registros de tiroteios no aplicativo Fogo Cruzado

Checagem

De acordo com a organização do aplicativo, a notificação, ao ser recebida, passa por uma verificação antes de ser publicada, para confirmar se o tiroteio foi mencionado por outras pessoas ou noticiado através da imprensa.
"Se acontece um tiroteio na cidade, é muito pouco provável que somente uma pessoa tenha visto. Por isso, desenvolvemos filtros específicos para as redes sociais para conseguir saber quem está falando sobre o assunto, de que forma e a que horas esse assunto está sendo comentado", afirma a gestora de dados do aplicativo, Cecilia Olliveira.
Para confirmar as informações, ela também explica que a iniciativa fechou parcerias com moradores, instituições locais e comunicadores populares. "A ideia é checar diretamente com quem mora perto de onde o fato aconteceu", diz Olliveira.

Ibura, zona do medoBairro do Ibura fica na Zona Sul do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Bairro do Ibura fica na Zona Sul do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)

Na Zona Sul do Recife, o Ibura lidera os bairros da Região Metropolitana com maior incidência de tiroteios. Durante os cem primeiros dias de Fogo Cruzado, foram registradas 19 ocorrências de disparos de arma de fogo no bairro. Para quem vive no local, a insegurança é vivenciada mesmo quando há sensação de calmaria.
Há 45 anos dividindo o bairro com outros 50 mil habitantes, o pedreiro Washington Ferreira nunca chegou a ser assaltado, mas não se sente seguro na comunidade. “Quando a gente acha que está tudo tranquilo, vem a notícia de que mataram um. Na área em que moro, a violência é contínua, e a falta de iluminação também aumenta essa sensação de medo”, conta.
Para Ratton, é possível ver um problema relacionado ao aumento de disparos de arma de fogo em torno da área do Ibura através dos registros do Fogo Cruzado. "Existem explicações estruturais e institucionais para isso, com a presença de grupos armados e a carência de atenção do governo do estado a essa área”, comenta Ratton.
Veja os seis bairros do Grande Recife com mais registros de tiroteios
Números foram coletados em cem dias, via informações de moradores ou através da imprensa
Número de ocorrências191913131010888888Ibura (Recife)Cohab (Recife)Centro (Igarassu)Peixinhos (Olinda)Iputinga (Recife)Piedade (Jaboatão)05101520
Cohab (Recife)
Bairros 13
Fonte: Aplicativo Fogo Cruzado
Procurada pelo G1, a Secretaria de Defesa Social informou, por meio de nota, ter registrado uma diminuição nos homicídios no Ibura. Ao todo, foram oito ocorrências do tipo registradas entre os meses de janeiro a maio de 2018. Em 2017, foram 19 casos notificados no mesmo período.
"No bairro, a Polícia Militar está fortalecendo a atuação, por meio do 19º Batalhão e de unidades especializadas como o BPTran e Radiopatrulha", diz a SDS, que também menciona ações de prevenção feitas em paralelo ao trabalho ostensivo. Um dos exemplos dados foi um mutirão para oferecer serviços e ações de cidadania, orientação e diálogo com os moradores.
Ainda segundo a secretaria, a Polícia Civil "capturou e retirou de circulação os chefes de quadrilhas rivais com atuação no tráfico de drogas na comunidade". Segundo a nota, foram oito homicidas presos em 2018.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados