Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Guarda-vidas ficam uma hora a mais em pontos com ataques de tubarão em PE e podem usar bote para remover banhistas

6 de junho de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: A partir de sábado (9), em quatro trechos da orla, bombeiros passam a atuar até 18h e botes infláveis podem ser usados para remover banhistas em risco.Guarda-vidas passam a ficar uma hora a mais em praias com maior risco de ataques de tubarão no Grande Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)Guarda-vidas passam a ficar uma hora a mais em praias com maior risco de ataques de tubarão no Grande Recife (Foto: Reprodução/TV Globo)
Para tentar evitar ataques de tubarão através do reforço na fiscalização e na orientação aos banhistas, guarda-vidas do Corpo de Bombeiros passam a trabalhar durante uma hora a mais em quatro pontos da orla do Grande Recife, encerrando o expediente às 18h. Botes infláveis também podem ser utilizados para recolher as pessoas que se colocam em risco dentro do mar.
As duas mudanças, que começam a valer a partir de sábado (9), foram anunciadas após uma reunião do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarão (Cemit) nesta terça (5) na Secretaria de Defesa Social, no Recife. O anúncio ocorreu dois dias após José Ernesto Ferreira da Silva, de 18 anos, ter sido atacado por um tubarão no mar da Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. Ele morreu na segunda (4) e foi enterrado nesta terça (5)Os quatro pontos foram escolhidos por concentrarem 27 dos 65 casos de ataque de tubarão registrados desde 1992, o que equivale a 41,5% dos incidentes desse tipo no estado. Um deles é a Igrejinha de Piedade, em Jaboatão, e os outros são em Boa Viagem, na Zona Sul, nos trechos em frente ao Edifício Acaiaca, ao 2º Jardim e ao Castelinho.
Além da mudança no expediente dos guarda-vidas e utilização do bote, estão previstas ações de orientação, como palestras em escolas estaduais do Grande Recife sobre prevenção de afogamento, educação ambiental e conscientização sobre os fatores de risco para ataques de tub.
Na reunião, também foi recomendada a realização de exercícios simulados de atendimento a vítimas de mordidas de turbarão aos órgãos que prestam assistência pré-hospitalar e remoção de urgência. O treinamento fica sob a coordenação do Corpo de Bombeiros.

Restrição de acesso

A maioria dos acidentes com tubarão, segundo os pesquisadores do Cemit, ocorre à tarde, com maré alta, na água mexida ou barrenta ou com o tempo nublado. Essas condições que favorecem o aparecimento dos animais na costa foram as mesmas em que ocorreram o ataque a José Ernesto e, em abril, ao potiguar Pablo Diego Inácio de Melo, de 34 anos, que também foi atacado na igrejinha de Piedade e teve os membros do lado direito do corpo amputados após o incidente. Por causa disso, na reunião do Cemit, também foi aprovada a realização de um estudo de viabilidade de controle maior ou restrição parcial de trechos de orla, em horários específicos. O engenheiro de pesca e pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco Jonas Rodrigues, que estuda o comportamento dos tubarões, sugeriu a proibição do acesso à água em alguns trechos da praia. (Veja vídeo acima)
"Sugerimos que, em determinados horários e em determinadas condições, houvesse a interdição de trechos da praia que são considerados de maior risco. Por exemplo, em um período de chuvas, somadas à maré alta, período de lua cheia e outras condições que fazem com que a probabilidade de incidentes seja aumentada", afirmou o pesquisador.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados