Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Grande Recife tem longas filas por combustível; circulação de ônibus volta ao normal

29 de maio de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Postos da Região Metropolitana começaram a receber combustível. Protesto dos caminhoneiros chegou ao 9º dia seguido.Carros parados na Ponte da Torre, no Recife, em fila para abastecer em posto de combustível na esquina da Rua Amélia com Avenida Rui Barbosa, nesta terça-feira (29) (Foto: Bruno Fontes/TV Globo)Carros parados na Ponte da Torre, no Recife, em fila para abastecer em posto de combustível na esquina da Rua Amélia com Avenida Rui Barbosa, nesta terça-feira (29) (Foto: Bruno Fontes/TV Globo)
Filas enormes nos postos de combustível marcam esta terça-feira (29) na Região Metropolitana do Recife. O governo estadual, em parceria com o Exército, organizou comboios que saem do Porto de Suape com combustível para abastecer os serviços essenciais e parte dos postos. O esquema também fornece diesel para as empresas de ônibus, que voltaram a circular normamente.
O fornecimento de gás de cozinha não foi regularizado, com distribuidoras registrando falta de botijões. Algumas repartições públicas, como o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), voltam ao funcionamento normal.
A equipe da TV Globo passou pela BR-232 na manhã desta terça-feira (29) e, por volta das 7h, cerca de 10 caminhoneiros realizavam um protesto no local. Eles estacionaram às margens da rodovia, em ambos os sentidos, e colocaram entulhos na via, obrigando os motoristas a fazerem ziguezague para seguir pela pista.
Caminhoneiros seguem acampados às margens da Avenida Portuária, no Porto de Suape. Pelo local, passam apenas os comboios escoltados pela Polícia Militar ou pelo Exército. Os outros caminhões seguem sem acesso ao porto.                     

Combustível

Os postos de combustível da Região Metropolitana do Recife começaram a receber gasolina e álcool, mas o fornecimento ainda é irregular, na manhã desta terça-feira (29). Os estabelecimentos que foram reabastecidos estão limitando a venda de combustível por cliente.
Mesmo nos postos que estavam fechados pela manhã, era possível encontrar motoristas que estacionaram os carros e motos para guardar lugar e abastecer.
Pernambuco tem cerca de 1550 postos de combustível, sendo 400 deles no Grande Recife. O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo de Pernambuco (Sindicombustíveis-PE) informou que não faz balanço sobre quantos locais estão funcionando.

Gás de cozinha

O fornecimento de gás de cozinha segue prejudicando. Distribuidores ouvidos pela equipe da TV Globo relatam estoques vazios, uma vez que não são abastecidos desde a semana passada. Caminhões aguardam autorização para buscar botijões no Porto de Suape.
"Eu consultei a base de distribuição ontem [segunda], mas eles estão sem previsão de conseguir entrar em Suape para buscar carga", explica o empresário João Carlos Pereira, dono de uma revenda de botijão de gás na Zona Norte do Recife.

Medicamentos

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe para o Recife remédios que serão encaminhados para um centro de nefrologia em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. A greve dos caminhoneiros afetou o fornecimento de insumos, que foram trazidos de Montes Claros (MG).
A clínica tem convênio com o SUS e, segundo a direção, só tinha medicamento suficiente para atendimento até a próxima quinta-feira, mesmo reduzindo o tempo de hemodiálise dos pacientes. Cerca de 90% dos atendimentos são feitos através do convênio.
O pedido de ajuda ao Ministério da Saúde foi feito por meio da Associação Brasileira dos Centros de Diálise e Transplante, que reúne centros de todo o Brasil.

Aeroportos

De acordo com a Infraero, até às 6h desta terça-feira (29), três voos foram cancelados no Aeroporto do Recife e outros oito decolaram sem nenhum problema. O terminal aéreo saiu da lista de aeroportos desabastecidos do país no domingo (27), depois de ficar dois dias sem combustível.
Para evitar maiores transtornos, a Infraero aconselha que os passageiros liguem para as empresas aéreas para saber a situação dos voos, antes de se dirigir ao aeroporto.

Retomada do funcionamento

Na Universidade de Pernambuco, as aulas e o expediente administrativos também estão mantidos para os três turnos, manhã, tarde e noite.
Nos campi outras duas universidades públicas do estado, a Universidade Federal de Pernambuco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco, as atividades cotinuam suspensas. A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) também não oferece aulas e expediente administrativo nesta terça. A direção e os professores se reúnem ao longo da tarde para avaliar a situação.
As escolas da rede estadual de ensino e da rede municipal do Recife abrem nesta terça (29), mas não há garantia de aulas, como aconteceu na segunda-feira (28).
Em Jaboatão dos Guararapes, Olinda, São Lourenço da Mata e Camaragibe, as aulas das escolas municipais permanecem suspensas na terça.   

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados