Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Criança que trabalha adoece e morre três vezes mais do que adultos

28 de maio de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site Assessoria de Imprensa Ministério Publico do Trabalho: Alerta foi dado no seminário que deu início à Ação Nacional das Comissões da Infância e do Planejamento Estratégico do CNMP, para combater o problemaMenino trabalhando.Brasília - Com o objetivo de traçar estratégias nacionais para aprimorar a atuação conjunta no combate ao trabalho infantil, integrantes do Ministério Público brasileiro estiveram reunidos, nos dias 23 e 24 de maio, no Conselho Nacional (CNMP), em Brasília, onde debateram o "Enfrentamento ao trabalho infantil: educação, profissionalização e políticas públicas".
Realizado pela Comissão de Planejamento Estratégico (CPE/CNMP), a Comissão da Infância e Juventude (CIJ/CNMP) e a Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) do MP do Trabalho (MPT), o seminário resultou na redação do projeto de Ação Nacional que servirá de base para ações concretas a serem realizadas de forma articulada a partir das boas práticas apresentadas.
Para o procurador do MPT Rafael Dias Marques, representante do procurador-geral do Ministério Público Trabalho no evento, o trabalho precoce é porta para o desrespeito a inúmeros outros direitos fundamentais. "Criança que trabalha adoece e morre três vezes mais do que adultos, se afasta da escola, se afasta do convívio familiar. É uma grave violação que precisa estar na ordem do dia dos órgãos responsáveis pela proteção à infância, que, de forma coletiva, buscam aqui aprimorar o combate a essa prática", alerta.
Ele destaca que o trabalho infantil é uma das maiores tragédias e perversidades na vida de uma criança e é um problema de causas complexas, que não se resolve apenas com a proibição, mas exige políticas públicas e oportunidades, como as experiências relatadas no seminário, de educação e profissionalização.
Como conselheiro e presidente da CPE/CNMP, procurador do MPT Sebastião Vieira Caixeta explicou que a iniciativa busca trazer resultados práticos, para encaminhamentos posteriores consolidados nessa Ação Nacional, que é um instrumento previsto em resolução aprovada pelo Plenário do CNMP. "Nós estamos buscando a identificação de boas práticas e estratégias comuns do MP, em prol da satisfação das demandas e interesses da sociedade".
A atriz, cantora, jornalista e poetisa Elisa Lucinda falou do projeto Versos da Liberdade, feito pela Casa Poema em parceria com a OIT e o MPT, que busca mudar a vida dos adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, com a realização de oficinas cuja sensibilização é feita por meio da poesia, o que traz resultados impressionantes, como mostra o vídeo apresentado durante o seminário.
A atuação do MP como agente de transformação social foi o viés reforçado pelo vice-procurador-geral da República, Luciano Mariz Maia, que representou a presidente do CNMP, Raquel Dodge, na abertura. Para ele, a oportunidade serve para a troca de experiências exitosas, "com o foco nas crianças, que são o Brasil de hoje e de amanhã", concluiu. Também participaram da mesa de abertura, o conselheiro e presidente da CIJ, Leonardo Accioly; o conselheiro Marcelo Weitzel; e a secretária-geral do CNMP, Adriana Zawada.
Iniciativas do MPT - A titular nacional da Coordinfância do MPT, Patrícia Sanfelici, apresentou o projeto Resgate a Infância, que "é um chamamento para toda a sociedade e órgãos públicos, para resgatarmos juntos a infância roubada das crianças e adolescentes submetidos às mais diversas formas de exploração", explicou antes de detalhar os três eixos trabalhados: Educação, Profissionalização e Políticas Públicas.
A procuradora do MPT no Rio de Janeiro Dulce Torzecki, que é gerente do eixo Profissionalização, falou sobre o projeto Criando Juízo, que ficou entre as 12 melhores iniciativas, das 710 inscritas no Prêmio Innovare de 2017, promovido pelo STF. O projeto capacita adolescentes que cumprem medidas socioeducativas ou em situação de acolhimento institucional para a experiência profissional, e já conseguiu inserir mais de 400 jovens no mercado de trabalho formal, por meio de contratos de aprendizagem.
O procurador do MPT de Rondônia Marcos Cutrim, em parceria com o promotor de Justiça Marcos de Melo, mostrou também resultados positivos da experiência realizada com o comitê de políticas públicas formado naquela região, com o objetivo de analisar e propor alternativas efetivas no combate à exploração de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade no campo.
O procurador do MPT Carlos Eduardo Andrade apresentou a metodologia do projeto Ação Nacional, do CNMP, que visa esse acordo de resultados, envolvendo os diversos ramos do Ministério Público da União e dos Estados em uma série de atividades, com a finalidade de multiplicar o alcance das estratégias apresentadas em prol de um mesmo objetivo, que, neste caso, é o combate ao trabalho infantil.
Ministério Público do Trabalho
Procuradoria Geral do Trabalho
Assessoria de Comunicação Social
Telefones: 33148222/33148030                                                                                                                     Segundo o Blog Camp: 

Trabalho infantil no Brasil fotos                   Confira algumas fotos, informações e dados oficiais do IBGE nos últimos anos sobre o trabalho infantil e suas consequências no Brasil. Menino trabalhando sentado no chão.O trabalho infantil infelizmente faz parte da realidade social brasileira. As crianças deixam de viver para simplesmente trabalhar, para ajudar a família. Segundo o IBGE, em 2008 no Brasil havia mais de 5 milhões de crianças e adolescentes, dos 5 até os 17 anos de idade que encontravam-se trabalhando de forma ilegal no Brasil, apesar de haver lei que estabeleça a idade mínima de 14 anos para trabalhar como aprendiz legal e a partir de 16 anos de idade para ingressar efetivamente no mercado de trabalho.

O trabalho infantil no Brasil é uma realidade que precisa ser revertida para o bem da nação brasileira.

Trabalho infantil no Brasil atualmente

Através das fotos podemos ver que o trabalho infantil é um dos maiores problemas que o Brasil enfrenta e é muito difícil de se resolver, pois eles acontecem em locais de pouca fiscalização e é difícil para os responsáveis chegar a todos os casos no território brasileiro. O IBGE divulgou dados positivos entre o ano de 2000 e 2010, pode-se então observar uma redução de 13,44% de casos de trabalho infantil em crianças e adolescentes com idade de 10 até 17 anos.                                                  Ao fazer uma análise minuciosa percebe-se um aumento de 1,59% de casos de trabalho infantil em uma faixa etária mais frágil, que são as crianças entre 10 e 13 anos de idade, ocorreram em 2010 cerca de 10.945 mil casos a mais de trabalho infantil no Brasil do que no ano 2000. Dados esses preocupantes, pois essa faixa etária é correspondente às crianças que ainda nem concluíram o ensino fundamental, com isso, o trabalho infantil causa fortes e grandes impactos na educação dessas crianças e esse trabalho também pode acabar atrapalhando o desenvolvimento ósseo da criança.

Trabalho infantil no Brasil e suas consequências

Através de várias fotos podemos ver que as crianças estão trabalhando de forma desumana e cruel, ao invés de estudar. O trabalho infantil não é adequado a uma criança que está em desenvolvimento, é preciso que donos de empresas se conscientizem e saibam que essa é uma prática criminosa que prejudica a saúde da criança e seu desenvolvimento profissional e educacional.  Menino andando no meio do barro com um saco nas costas.É de conhecimento de todos que uma criança tem o organismo mais frágil do que uma pessoa de 16 anos de idade que está apto para trabalhar. Com o trabalho infantil no Brasil as crianças podem sofrer ataques cardíacos e paradas respiratórias podendo levar a óbito, principalmente se trabalharem em locais como fornalhas e próximas a refrigeradores.
O trabalho infantil é crime e traz várias consequências negativas para essas crianças e adolescentes, caso você fique sabendo de algum tipo de trabalho exercido por crianças, denuncie e ajude a reduzir esse índice negativo do nosso país.
Para mais fotos e informações assista ao vídeo sobre a Exploração do trabalho infantil no Brasil:




Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados