Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Surubinenses Visitam a cidade de Sanharó Pe

11 de abril de 2018

/ by visao surubim
Na data de ontem(10) recebi o convite de viajar para a cidade de Sanharó que fica próximo a cidade de Pesqueira, As terras onde hoje se localizam o município pertenciam à sesmaria de Ororubá, doada a José Vieira de Melo. No início do século XVIII, foi fundada a povoação de Sanharó por José Francisco Leite, no entorno da qual prosperavam fazendas de gado.

O distrito foi criado pela lei municipal nº 18, de 12 de novembro de 1912, subordinado ao município de Pesqueira. Foi elevado à categoria de município com a denominação de Sanharó, pela lei estadual nº 375, de 24 de dezembro de 1948, desmembrado de Pesqueira e instalado em 2 de janeiro de 1949.

O nome Sanharó veio de uma espécie de abelha negra existente neste local, denominada sanharó, que em vocábulo indígena significa zangado ou excitado. A cidade é conhecida pela terra do Leite e do Queijo, uma cidade que tem uma população de 23 mil pessoas, segundo o feirante que tem a mais de 10 anos de feira, falou para este blog que a feira não tem sido mais a mesma, e que o dinheiro não esta circulando mais na cidade. Dentre as maiores festas está a do padroeiro; Sagrado Coração de Jesus, realizada no mês de outubro e do co-padroeiro; São Sebastião que se realiza no mês de fevereiro.
Pelo mês de setembro realiza-se a feira do leite, com vaquejadas, concurso leiteiro, rodeios e show ao vivo.
Outra atração da cidade é a Festa do Beco. Realizada sempre na última semana do ano. Participam pessoas de todas as idades, e de todas as tendências políticas e de várias condições sociais. É uma Festa exclusiva para homens. Nesse mesmo período do ano, a cidade também abrigava a divertida Festa do Peba, que também recebia com muito bom gosto as mulheres da cidade, especialmente as esposas dos frequentadores da Festa do Beco. Outra festa anárquica/etílico é de "sancoquinho", realizada sempre depois da festa de São Sebastião.
No mês de maio acontece a cavalgada das amazonas, reunindo mulheres de todos os municípios vizinhos. Já no mês de setembro é a vez dos homens colocarem suas montarias. O importante é que em ambas, terminam todos juntos numa grande festa.
No mês de junho acontece a Festa do Curral, que é uma grande confraternização de amigos no curral de gado da cidade onde acontece durante o ano inteiro nas teças feiras a tradicional feira de gado. Festa regada a musica regional e muita alegria. 

Cultura- O município tem forte
 tradição na música, possui uma das mais antigas e tradicionais bandas de músicas do estado, a centenária Sociedade Musical Santa Cecília, fundada em 1908, pelos grandes e eternos músicos Manuel Fernandes Bezerra e Joaquim Francisco de Assis Aquino.

Em 1956 sobre a regência do grande mestre Ulisses de Souza Lima, a banda participou do tradicional Concurso Pernambucano de Bandas de Música do Interior, o "Salve a Retreta", e sob o solo de clarinetas em "O Guarani" de Carlos Gomes, conquistou o título de "Segunda Melhor Banda do Interior", falou-se até que merecia o primeiro lugar, conquistado pela Nova Euterpe, da cidade de Caruaru, por uma diferença mínima.
Outra importante manifestação cultural do município é o grupo cultural dos Bacamarteiros de Sanharó, que nos trazem toda a tradição e emoção dos tiros de bacamarte e espalham cultura e por onde passam. Possui também dentre outras coisas, o grupo de Coco da Barriguda; o bloco da porca e as as orquestras de frevo no carnaval; o Palhoção do Povo e as quadrilhas no São João; e a grandiosa Feira do Leite, que acontece todos os anos. Depois de conhecer a cidade o Blogueiro Carlos Galhardo junto com o amigo Carlos Robertinho fomos almoçar no restaurante Familiar que esta de parabéns  pela excelente comida e pelo seu atendimento e que tem o melhor churrasco da cidade. Vejam todas as fotos da viagem, Quero agradecer primeiro a Deus por proporcionar esta viagem para mim e ao amigo irmão Carlos Robertinho por me levar.





















Policia de Sanharó prende muitas motos devido a Roubos na cidade
                                                              Começo da feira de Sanharó









                                                              Tacaimbó a terra do maxixe






                                                                    Cidade de Caruaru







Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados