Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Manifestantes fazem passeata no Centro do Recife para demonstrar apoio a Lula

6 de abril de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Após se concentrarem desde as 15h desta sexta (6) na Praça do Derby, eles saíram em caminhada sob chuva às 18h até chegarem à Praça da Independência, às 20h.Passeata bloqueou o trânsito no cruzamento das avenidas Agamenon Magalhães e Governador Carlos de Lima Cavalcanti (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Manifestantes, incluindo integrantes de centrais sindicais e partidos políticos, participaram de um ato em solidariedade ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na área central do Recife nesta sexta-feira (6). Após se concentrarem desde as 15h na Praça do Derby, eles saíram em passeata por volta das 18h, sob chuva e segurando faixas, cartazes e bandeiras. O ato terminou por volta das 20h, na Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio, ainda no Centro. (Veja vídeo acima)
A mobilização foi contrária à decisão do juiz Sérgio Moro, que determinou que o ex-presidente se apresente à Polícia Federal, em Curitiba, para começar a cumprir pena, após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar o habeas corpus de Lula no caso do triplex no Guarujá (SP).                                                                  De acordo com a Central Única dos Trabalhadores em Pernambuco (CUT-PE), uma das organizadoras do ato, a manifestação reuniu 10 mil participantes. A Polícia Militar de Pernambuco acompanhou o ato, mas não divulga estimativa de público em protestos.
A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) também acompanhou a passeata, que bloqueou os dois sentidos da Avenida Agamenon Magalhães no cruzamento com a Avenida Governador Carlos de Lima Cavalcanti, complicando o tráfego no local durante 40 minutos. O ato seguiu, ainda, pelas avenidas Conde da Boa Vista e Guararapes, interditando o trânsito nas vias.  Manifestantes participam do ato com cartazes, faixas e uma cruz (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)  Manifestantes participam do ato com cartazes, faixas e uma cruz (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
De acordo com o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, o objetivo do ato foi demonstrar apoio a Lula por meio de mobilizações populares. "Queremos desmascarar essa farsa jurídica, esse ato de perseguição. É uma condenação sem provas contra Lula, mas há provas contra Aécio [Neves] e Temer e nada tem sido feito. Fizeram isso porque sabem que, se Lula for candidato, ele vai ganhar", alegou.Integrantes do ato se concentram na Praça do Derby, no Centro do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Integrantes do ato se concentram na Praça do Derby, no Centro do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Integrante do Comitê de Mulheres da Frente Brasil Popular, Suely Oliveira afirmou que o ex-presidente é vítima de uma condenação política. "Não há dúvidas de que essa é uma condenação política por tudo de bom que ele fez no país. Estamos aqui para demonstrar solidariedade a Lula", ressaltou.Através de faixas e cartazes, manifestantes prestam solidariedade a Lula (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Através de faixas e cartazes, manifestantes prestam solidariedade a Lula (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Para a militante Tita Carneiro, da Marcha Mundial das Mulheres, a determinação da prisão do ex-presidente é um fato que foi desencadeado pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, em 2016. "Essa é a continuidade do golpe e estamos nas ruas para interromper esse roteiro, iniciado em 2016. Queremos retomar os índices sociais adquiridos nos governos petistas, os melhores dos últimos anos", afirmou.Professora Clícia Roberta de França segura quadro com ilustração de Lula durante o ato (Foto: Marina Meireles/G1)Professora Clícia Roberta de França segura quadro com ilustração de Lula durante o ato (Foto: Marina Meireles/G1)
Questionada sobre o motivo de comparecer ao ato a favor de Lula, a professora Clícia Roberta de França citou a filha de nove anos. "Quero que ela saiba que a mãe está lutando por um futuro melhor para ela. Se eu não acreditasse que ele [Lula] está sendo perseguido, eu não estaria aqui. Essa prisão não pode ser tida como normal", enfatizou.

Bloqueios em rodovias

Manifestantes interditaram, nesta sexta (6), trechos das rodovias BR-101 em Goiana, no Grande Recife, e em Escada, na Zona da Mata Sul; BR-232, em Moreno, no Grande Recife, além da BR-428, no Sertão do estado. Segundo o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) em Pernambuco, os bloqueios foram realizados em apoio a Lula.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados