quarta-feira, 4 de abril de 2018

Emoção e defesa da democracia marcam a inauguração do auditório da OAB-PE que reverencia a memória de Fernando Santa Cruz

Segundo o site Assessoria de Imprensa de Comunicação OAB-PE:Ao lado de toda a Diretoria da entidade e numa noite de muita emoção, o presidente da OAB Pernambuco, Ronnie Preuss Duarte, inaugurou nessa segunda-feira (02) o Auditório Fernando Santa Cruz, na sede da entidade, no Recife. O filho do homenageado, presidente da OAB Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz, compôs a mesa de honra da solenidade representando a família, que compareceu em peso à cerimônia. Felipe Sarmento, secretário geral do Conselho Federal da OAB, ocupou o dispositivo de honra em atenção ao presidente do CFOAB, Claudio Lamachia.
O evento ainda foi prestigiado por ex-presidentes e atuais conselheiros federais e seccionais da Ordem no estado, bem como presidentes de subseções, presidentes e membros de comissões, advogados e advogadas e estudantes de direito. Além de outros importantes nomes dos mundos jurídico, acadêmico e político, estiveram presentes os presidentes e demais magistrados e servidores de tribunais estaduais e federais, parlamentares, religiosos e representantes de entidades da administração pública e da sociedade em geral.
Entre os parentes de Fernando Santa Cruz que compareceram ao evento estavam a viúva Ana Lúcia Valença; a nora Daniela; e três dos quatro netos – Lucas, João Felipe e Maria Eduarda. A solenidade contou ainda com a presença de três dos cinco irmãos do homenageado: Marcelo, que é vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-PE, Célia e João Arthur, e muitos primos.  
Na tribuna, Ronnie Duarte destacou a determinação e a coragem da Diretoria que precedeu a gestão atual e, em especial, o ex-presidente da Ordem Pedro Henrique Reynaldo, à frente da entidade e responsável por iniciar o processo de mudança da sede anterior para a Casa da Cidadania e a abnegação e a dedicação do atual secretário geral da instituição, Fernando Ribeiro Lins, na fiscalização e administração dos trabalhos necessários para que a nova sede oferecesse instalações adequadas para o melhor atendimento possível à categoria, aos funcionários e ao público em geral.
“Esse auditório representa mais uma grande conquista para a advocacia pernambucana. É nele que a OAB-PE interage presencialmente com a sociedade como um todo e hoje é batizado com um nome carregado de simbolismo. É tempo de relembrar que também a democracia tem os seus mártires e Fernando Santa Cruz é um deles. Um colega que o regime militar nos negou, uma liderança do movimento estudantil que experimentou seu calvário nos porões da ditadura militar e até hoje remanesce insepulto já que o corpo desapareceu no crematório clandestino de uma usina de cana-de-açúcar. Uma morte que até a presente data não pôde ser materializada. Uma pessoa que não pôde ser devida e merecidamente velada”, comentou.
O presidente da OAB-PE enfatizou que a homenagem é particularmente oportuna sobretudo por relembrar aos mais jovens o que realmente representou a luta democrática. “Uma ultradireita que se hipertrofia sobretudo no Hemisfério Norte ocidentalizado e que aqui, em tempos mais recentes e até no ambiente que nos é mais próximo, testemunhamos reiteradamente uma apostasia democrática. Jovens que desconhecem o sofrimento pelos quais passaram tantas famílias e chegam ao cúmulo de apregoar o retorno aos dias mais sombrios da nossa história, inclusive com eventual renúncia ao sagrado direito da participação popular”, disse.
“O batismo deste auditório mostra a todos que a nossa democracia foi conquistada à custa do suor de tantos que trabalharam silenciosa, mas arduamente pela sua reconquista; do sangue de tantos que foram barbarizados e submetidos ao extremo suplício; e das lágrimas de muitos que levam por todas as respectivas existências as cicatrizes do nefasto acontecimento. Hoje, nesta data, temos todos a certeza de que Fernando vive na memória, no exemplo e, agora, nomiando este auditório”, concluiu Ronnie Duarte.
Felipe Santa Cruz afirmou que não havia como subir na tribuna e falar como presidente da OAB-RJ, somente como parente numa data tão importante para todos os parentes do homenageado. “Estamos diante de algo que sempre nos une. É óbvio que existe o drama público, o sofrimento público, mas existe o drama familiar que é insuperável. Cada família vive esse drama com a sua maneira de enfrentar. A nossa permanentemente tem sido, ao longo dos muitos anos desde o desaparecimento do meu pai, a forma de lutar. Somos plurais, mas temos uma espécie de compromisso maior com a nossa história a partir de um sacrifício que para nós foi muito pesado durante a ditadura militar”, disse.
Felipe Sarmento destacou o papel de vanguarda e inovação exercido pela Ordem no estado e avaliou como esplêndido o trabalho desempenhado por Ronnie Duarte, a quem classificou como um dos melhores e mais hábeis presidentes da instituição. O secretário-geral realçou medidas que diferenciam a OAB-PE dos demais conselhos estaduais, como as iniciativas de informatização da entidade e a multiplicação dos canais de atendimento aos inscritos com o reforço do papel da Ouvidora, que mereceriam ser replicadas pelo país. Ele também enfatizou a fixação do piso remuneratório da categoria, a defesa e a valorização dos profissionais da advocacia e a criação do Programa Anuidade Zero, apontado como de grande futuro para o financiamento do Sistema OAB.
A noite ainda teve uma palestra do ex-presidente da OAB-PE Octávio de Oliveira Lôbo, que traçou um panorama do Brasil atual e comparou a atuação do atual Supremo Tribunal e a do órgão em 1956, quando começou a exercer a advocacia. Ele ainda lembrou como os caminhos da Ordem seguem entrelaçados com a história do país e abordou o posicionamento da instituição em momentos de grande agitação social, como o período da ditadura militar e, em especial, o período de fevereiro de 1977 a janeiro de 1979, época na qual comandou a Seccional.
Mais - O Auditório Fernando Santa Cruz tem capacidade para aproximadamente 200 pessoas sentadas, incluindo área para cadeirantes e poltronas para obesos. O local conta com tratamento acústico, climatização e modernos equipamentos de áudio digitais. A expectativa é que ele receba eventos como cursos, seminários, simpósios e audiências públicas, entre outras atividades ligadas à OAB Pernambuco.
-- 
Equipe de Comunicação da OAB-PE
(81) 3225-0379 / (81) 99705-9236 (WhatsApp)
Atendimento: Débora Albuquerque e Larissa Correia

Facebook: facebook.com/OABPE
Instagram: instagram.com/OABPE

Gerência de Comunicação: EXECUTIVA COMUNICAÇÃO
Coordenação de atendimento:
Fabiana Galvão - 55 81 99966.4166 fabiana@executivacom.com
Karlla Barbosa - 55 81 99961.7937 karlla@executivacom.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário