Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Chuvas na PB aumentam nível de rio e obrigam moradores a usarem canoas em travessia

2 de março de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site http://www.nordeste1.com/noticia: As fortes chuvas no Sertão da Paraíba fizeram o Rio Piranhas, no município de Paulista, aumentar de nível na quarta-feira (28).3270_agua.jpgA ponte utilizada para travessia de moradores ficou alagada e a população teve dificuldade para sair de casa. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), as chuvas no mês de fevereiro subiram cerca 28% em Paulista.
O alagamento da única ponte utilizada para a travessia dos moradores que moram em sítios na região de Paulista obrigou a população a usar canoas ou se arriscar atravessando a pé. De acordo com a moradora Francisca Maria da Silva, que mora a 26 anos no sítio Orodongo, a 5km da cidade, em período de chuva essa situação se repete.
"Foi preciso atravessar o rio a pé, com água na altura da canela e com a correnteza forte para comprar remédio para o meu filho" explicou. Segundo a moradora, toda a comunidade precisa se deslocar para o Centro da cidade para comprar alimentos, remédios. Além disso, as crianças da região têm medo de ir a escola por conta do nível da água.
O secretário da infraestrutura do município, José Nildo Nogueira Maia, informou que a ponte teria sido reformada recentemente, mas durante o período chuvoso a travessia deve ser feita por pontos de canoas privadas. No entanto, estudantes e funcionários da prefeitura tem o pagamento desse transporte feito pelo município. Os demais moradores devem pagar a travessia por conta própria.
Ainda de acordo com o secretário, uma ponte para solucionar o problema só poderá ser feita com apoio do Governo do Estado. Nesta quinta-feira (1), o rio começou a secar e os moradores voltaram a utilizar a ponte para travessia.
Redação com informações do G1PB e Eduardo Figueiredo

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados