Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Coreia do Norte anuncia reabertura de canal de comunicação com o Sul

3 de janeiro de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site https://www.noticiasaominuto.com/mundo: A Coreia do Norte anunciou hoje que vai reabrir o canal de comunicações intercoreano às 06h30 TMG, um dia depois de ter recebido a proposta sul-coreana para realizar negociações oficiais, disse o Governo de Seul.Coreia do Norte anuncia reabertura de canal de comunicação com o SulAtelevisão oficial "KCTV da Coreia do Norte declarou que o Norte ia reabrir hoje o canal de comunicação com o Sul às 15h30 locais (06h30 em Lisboa)", disse um porta-voz do Ministério da Unificação sul-coreano. 
Este anúncio surge um dia depois de a Coreia do Sul ter proposto ao Norte a realização de negociações de alto nível sobre a possibilidade de cooperação nos Jogos Olímpicos de inverno, que vão decorrer em fevereiro, no Sul.
Na segunda-feira, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, tinha sugerido o envio de uma delegação do Norte aos Jogos Olímpicos de PyeongChang.
Do lado do Norte, o chefe da comissão para a reunificação pacífica da Coreia, Ri Son-gwon, disse à televisão oficial norte-coreana que Kim "tinha saudado" o apoio do Sul à sua proposta, de acordo com o Ministério da Unificação sul-coreano, que monitoriza os meios de comunicação de Pyongyang.
Na mensagem de Ano Novo, difundida na segunda-feira, Kim Jong-un afirmou que Norte e Sul deviam reunir-se para debater e negociar a presença de uma delegação norte-coreana nos Jogos Olímpicos de inverno.
No mesmo discurso, o líder da Coreia do Norte voltou a ameaçar os Estados Unidos e indicou que o país tinha completado o programa nuclear. "O botão nuclear continua na minha secretária. Não se trata de uma chantagem, mas da realidade", declarou.
Em resposta, Seul propôs a realização de conversações de alto nível, a 09 de janeiro, em Panmunjom, na fronteira entre os dois vizinhos e onde foi assinado o armistício da Guerra da Coreia (1950-53).
De acordo com o ministro da Unificação sul-coreano, Cho Myoung-gyon, trata-se de debater a participalção da Coreia do Norte nos jogos de PyeongChang e "outras questões de interesse mútuo para melhorar as relações intercoreanas".
"Em conformidade com uma decisão do líder [Kim Jong-un], vamos estabelecer um contacto próximo com a Coreia do Sul, de forma sincera e cuidadosa", disse Ri, citado pela agência noticiosa sul-coreana Yonhap.
Os dois únicos atletas norte-coreanos qualificados para os Jogos Olímpicos de PyeongChang, na modalidade patinagem artística, são Ryom Tae-ok e Rim Ju-ik.
A Coreia do Norte falhou, em outubro passado, o prazo estabelecido para inscrever atletas, mas os dois patinadores ainda poderão participar nos Jogos de PyeongChang se forem convidados pelo Comité Olímpico Internacional (COI).




Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados