Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Alemanha alerta para risco de Irã retomar programa de armas nucleares

14 de outubro de 2017

/ by visao surubim
Segundo o site https://www.msn.com: BERLIM — Caso os EUA sigam com o plano de encerrar o acordo nuclear com o Irã ou retornem com sanções contra o país xiita, Teerã pode reiniciar o seu programa de desenvolvimento de armas nucleares, aumentando o risco de uma guerra, alertou neste sábado o ministro de Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel.— Minha grande preocupação é que o que está acontecendo no Irã, ou com o Irã pela perspectiva americana, não permanecerá uma questão iraniana, mas muitos outros no mundo irão vonsiderar se eles próprios devem adquirir armas nucleares, dado que os acordos estão sendo destruídos — comentou Gabriel, em entrevista à rádio Deutschlandfunk. — E então nossos filhos e netos crescerão num mundo muito perigoso.
Na sexta-feira, o presidente americano, Donald Trump, se recusou a ratificar um acordo fechado pelo governo de Barack Obama relativo ao programa nuclear iraniano, determinando que o Congresso tome em até 60 dias uma decisão sobre a reimposição de sanções contra Teerã, suspensas em 2015. Trump alega que o Irã não estava cumprindo sua parte, apesar de inspetores internacionais dizerem que sim.
Na visão de Gabriel, a posição do governo americano deve fortalecer os radicais iranianos, que eram contra as negociações com o Ocidente.
— Então eles podem reverter para o desenvolvimento de armas nucleares — disse o diplomata, acrescentando que tal medida não seria aceita por Israel e, dessa forma, “estaremos de volta para onde estávamos há 10, 12 anos, com o perigo de uma guerra relativamente próxima da Europa”.
Gabriel pediu que os EUA não coloquem em risco a segurança de seus aliados e do seu próprio povo por questões de política interna.
O pacto nuclear com o Irã teve a participação dos EUA, China, França, Rússia, Grã-Bretanha, Alemanha e União Europeia. Aliados europeus alertam que a decisão do presidente Trump pode isolar os EUA e colocar em xeque a credibilidade do país na comunidade internacional.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados