Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Em livro, jornalista destaca importância dos agrotóxicos para a produção de alimentos

14 de julho de 2017

/ by visao surubim
Segundo o site  Imprensa Ortolani Adriano Ortolani: Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo prova que o mundo dos orgânicos é mais fantasioso do que realalimentos orgânicos são os alimentos produzidos com métodos que ...São Paulo, julho de 2017 – Você certamente já deve ter ouvido falar que os alimentos orgânicos são mais saudáveis, seguros e que seriam a solução para a prevenção de doenças graves, como o câncer. O que você muito provavelmente nunca viu foram pesquisas e estudos científicos que comprovassem essas teorias. Buscando desconstruir a narrativa romântica mas pouco fundamentada dos orgânicos, o jornalista Nicholas Vital, lança na próxima terça-feira (18/7), em São Paulo, o livro “Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo”, publicado pela Editora Record.
Baseado em dados oficiais e dezenas de estudos científicos publicados nos últimos anos — e não em achismos ou preconceitos —o autor afirma que espalhar o medo é a principal arma da indústria dos orgânicos para ganhar mercado. “Se não existisse um vilão, os consumidores não topariam pagar até 300% a mais por esses alimentos, que no fim das contas são idênticos”, diz.capa
O jornalista afirma ainda que apesar das promessas feitas pelos defensores dos orgânicos, como a de que poderiam alimentar o mundo apenas com alimentos cultivados de forma natural, a produção atual desses produtos não seria suficiente nem para abastecer a cidade de São Paulo por muito tempo. Atualmente, o segmento representa menos de 1% das vendas no mercado brasileiro. Mesmo em países ricos e desenvolvidos, como a Dinamarca, o share de mercado dos orgânicos não chega a 8%.
No Brasil, os riscos em torno dos alimentos orgânicos também são ignorados. Por serem cultivados sem qualquer tipo de tratamento químico, esses produtos estão sujeitos à ação de microorganismos que podem causar intoxicações nos humanos. Um exemplo real aconteceu na Alemanha, em 2011, quando um surto da bactéria E. coli em brotos de feijão orgânicos causaram mais de 2 mil casos de intoxicação e pelo menos 35 mortes.
No livro, baseado em depoimentos de mais de 50 especialistas no assunto, o jornalista provoca: “Esqueça o noticiário e responda rápido: você conhece, ou ao menos já ouviu falar, de alguém que tenha ido a um hospital por ingestão de resíduos de agrotóxicos em alimentos convencionais? Mesmo que seja um primo do irmão do amigo do vizinho? Aposto que não.”
O mundo, portanto, não pode abrir mão dos agroquímicos – e Nicholas Vital mostra por quê. Sem medo de provocar uma minoria barulhenta, ele lembra que a relação custo-benefício faz com que 99% dos consumidores no Brasil optem pelos alimentos convencionais.Nicholas Vital
SERVIÇO:
AGRADEÇA AOS AGROTÓXICOS POR ESTAR VIVO
Nicholas Vital
252 páginas
R$ 39,90
Lançamento Oficial: 18 de julho
Sobre Nicholas Vital:
É jornalista com passagens por algumas das maiores revistas de economia e negócios do Brasil, como Exame e Isto É Dinheiro. Venceu o Prêmio Abril de Jornalismo na categoria Economia em 2012 e ficou entre os finalistas na mesma categoria em 2011.

Informações à Imprensa:
Denise Oliveira
denise@ortolanicomunicacao.com(11) 97980- 2382
Adriano Ortolani
adriano@ortolanicomunicacao.com(11) 98671-5102
Descrição:  http://lh6.googleusercontent.com/TmlPc1wcRLyouig8qlDP33TBqOOSWqdtfUgvpaKWAGKHIrYIuYV4b9ag0FbqSAl0PWAU1MUUDQZge_vZOhOajt6OnFLrZg37_3YsluqSShBfy6e7BsDRX7i23bBDhLUAiav1JxA5OHtV2d7Nng                                          
Falar de alimentos orgânicos está na moda, não é? Eles são mais saudáveis, evitam doenças como o câncer, e não são "venenosos" como os alimentos que utilizam defensivos orgânicos - ou agrotóxicos, como são popularmente conhecidos.
E se, agora, tudo o que foi ensinado sobre os orgânicos fosse desmistificado? 
O livro "Agradeça aos Agrotóxicos por estar vivo", do jornalista Nicholas Vital, prova que, além da narrativa "romântica" plantada pela indústria dos orgânicos ter base em "teorias pouco fundamentadas", se os defensivos deixassem de existir não existiriam alimentos suficientes para a população mundial, que em 2050 deve chegar a mais de 11 bilhões de pessoas.
"Os orgânicos não são capazes de abastecer o mundo, 99% dos brasileiros comem alimentos da agricultura tradicional", afirma Vital.
Embasado em pesquisas, e não em "achismos", o livro é publicado pela Editora Record e seu lançamento acontecerá na próxima terça-feira, dia 18 de julho, na Livraria da Vila, na Alameda Lorena, 1731, Jardins
Caso queria fazer uma entrevista com o Nicholas Vital, estamos à disposição.
Abraços,
Adriano Ortolani/Denise Oliveira
(11) 986715102/ (11) 34760359/ (11) 97980 2382
logo

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados