Sarin foi usado em ataque na Síria em abril, diz relatório

Segundo o site http://g1.globo.com/Mundo:

ONU e Organização para a Proibição de Armas Químicas tenta determinar se as forças do governo sírio estão por trás do ataque.Homem socorre criança após suposto ataque químico em Idlib, no norte da Síria, nesta terça-feira (4)  (Foto: Edlib Media Center, via AP)Uma missão de pesquisa da Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) concluiu que o gás sarin foi usado como arma química no ataque de 4 de abril à cidade síria de Khan Sheikhun, apontou um relatório secreto nesta quinta-feira (29).

As descobertas serão abordadas por um painel conjunto ONU-Opaq para determinar se as forças do governo sírio estão por trás do ataque.
"Baseados no seu trabalho, a missão de pesquisa está apta a concluir que um grande número de pessoas, algumas que morreram, foram expostas ao sarin ou a alguma substância como o sarin", disse o relatório, do qual a AFP obteve a acesso a algumas partes.Criança síria recebe tratamento após suposto ataque químico em Khan Sheikhoun no dia 4 de abril de 2017
"O lançamento que causou essa exposição provavelmente foi iniciado no local onde agora há uma cratera na estrada", acrescentou.
"A conclusão da missão de pesquisa é que tal lançamento só pode ser determinado como o uso de sarin, como uma arma química".
Pelo menos 87 pessoas, incluindo muitas crianças, foram mortas no ataque que os Estados Unidos, a França e a Grã-Bretanha atribuíram às forças do presidente Bashar al-Assad.Homem próximo a maca com cadáver após ataque em Khan Sheikhoun no dia 4 de abril de 2017
Como retaliação, os Estados Unidos lançaram um míssil de cruzeiro contra a base síria de onde acreditam ter saído as armas químicas para o ataque.
A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, disse em declaração que tem "a mais alta confiança no relatório da Opaq".
"Agora que sabemos a verdade inegável, olharemos à frente para uma investigação independente confirmar exatamente quem foi o responsável por esses ataques brutais. Assim, conseguiremos fazer justiça pelas vítimas", acrescentou.Homem recebe tratamento após suposto ataque químico em Khan Sheikhoun, na Síria, em 4 de abril de 2017
O mecanismo de investigação conjunta Opaq-ONU já determinou que as forças do governo sírio foram responsáveis pelos ataques em três vilarejos com cloro em 2014 e 2015, e que o grupo Estado Islâmico usou gás mostarda em 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

General Heleno: “Vamos fechar o Congresso Nacional. Não existe nenhuma Democracia em nosso País mais.”

Noticia Urgente: Cantor Murilo Manoel de Moura sofre acidente de Moto e chega a óbito

Jovem morre em acidente de transito na PE 90 na cidade de Surubim