Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Desfile das Virgens do Bairro Novo reúne foliões criativos e solidários, em Olinda

19 de fevereiro de 2017

/ by visao surubim
Segundo o site http://g1.globo.com/pernambuco/carnaval/2017:

Além dos tradicionais grupos fantasiados de mulher, houve, também, foliões prestando homenagens às tragédias em Aleppo, na Síria, e da Chapecoense.
Com  a proximidade do carnaval, encontrar fantasias criativas durante as prévias do Grande Recife não é tarefa difícil. Neste domingo (19), em especial, ficou ainda mais fácil durante o desfile das Virgens do Bairro Novo, tradicional bloco de Olinda. Em seu 64º ano, a agremiação leva às ruas da cidade centenas de seguidores e de ‘mulheres’ que capricharam na produção, seja para participar do concurso de fantasias ou para espalhar alegria para quem foi acompanhar o desfile.
Em cada ponto da praça 12 de Março, local da concentração dos foliões, os figurinos eram o retrato da imaginação criativa de seus criadores. Para entrar na brincadeira, o analista de recursos humanos Ivan Batista deixou sua identidade oficial de lado para ser a ‘patricinha do Recife’. O espartilho, o leque e a maquiagem carregada demonstraram o planejamento cuidadoso para sair no carnaval. “Tudo feito pela minha esposa”, confessa o folião.
Luxuosas e irreverentes, as ‘virgens’ demonstraram, também, solidariedade com tragédias como a que ocorreu em Aleppo, na Síria. “Eu fiquei muito emocionado com o que vi, com o bombardeio na cidade, e quis iniciar essa campanha aqui no carnaval”, conta o folião Célio Eduardo Sousa.
Folião usa fantasia para pedir paz na cidade de Aleppo, na Síria, durante o desfile das Virgens do Bairro Novo, em Olinda (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)  A nível nacional, o acidente com o time da Chapecoense também foi lembrado pelos foliões. “Eu chorei muito depois que soube do acidente porque eu acompanhava alguns dos jogadores que já foram aqui do Sport, no Recife, e decidi transformar a minha dor em homenagem aqui no carnaval”, pontuou Beto Mecânico.
‘Chape’, inclusive, é o nome da cabrita levada pelo comerciante Antônio Marinho, que se fantasiou de ‘Mamãe Vaca’ para concorrer à categoria individual do concurso. Depois de ter desfilado de ‘Black Friday’ e ‘Eva’ em anos anteriores, ele explica que a atual roupa é uma homenagem aos animais. “Todo mundo só lembra de sair fantasiado de heroína, eu quis fazer diferente”, explica. 
Na edição de 2017, o concurso premia inscritos nas categorias Luxo, Originalidade, Destaque, Mais ‘Malamanhada’, Mais Tímida e Mais Sapeca. Das sete categorias, cinco recompensam os vencedores com o prêmio de R$ 400 em dinheiro. Para animar a festa depois da disputa pelas melhores fantasias, haverá o desfile de dez trios elétricos.

Para todas as idades

Democrático, o desfile das Virgens reúne foliões há quatro, cinco e até mesmo 40 carnavais, como é o caso de Uapuam da Silva. Há quatro décadas frequentando o desfile, ele comparece para ver a criatividade dos foliões. “A cada ano, a irreverência aumenta”, diz. Preferindo usar fantasias mais simples atualmente, ele se sente no dever de passar a tradição para os novos foliões. “Nós, mais velhos, temos que mostrar o que é o carnaval para quem está chegando agora. Essa é a hora deles brilharem”, pontua o folião.
Em seu primeiro desfile nas Virgens do Bairro Novo, o pequeno Kauã Alexandre Souza, de 8 anos, já conseguiu sentir a energia do carnaval. Usando uma fantasia de Arlequina, ele simpatizou com o bloco e revelou ter gostado da brincadeira “Vou querer vir de novo no ano que vem”, conta o jovem, acompanhado da avó, Silvana Silva.

Vencedores do Concurso

Categoria Grupo
  1. "Não ao preconceito" (nº 405) - prêmio de R$ 400
  2. "Paraíso proibido" (nº 015)
  3. "Caiporas" (nº 206)
Categoria Luxo
  1. "Rainha dos Pássaros" (nº 290)
  2. "Rainha das águas" (nº 258)
Categoria Originalidade
  1. Rainha das borboletas (nº 051)
  2. Mamãe vaca (nº 208)
Categoria Destaque
  1. Kenga de Trump (nº 243)
  2. Homem Bomba (nº 430)
Categoria "Mais Malamanhada"
  1. Mulher Nude (nº 440)
  2. Porta Bandeira da Escola Oriente (nº 031)
Categoria "Mais Tímida"
  1. Globeleza (nº 280)
  2. Noiva cadê ele? (nº 265)
Categoria "Mais Sapeca"
  1. Carol Paixão (nº 096)
  2. Pastor Ladromiro (nº 400)
       

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados