O crime ocorreu no Distrito Federal. Os suspeitos já foram identificados(Getty Images/Getty Images) Na última terça-feira, 11, uma menina de 11 anos se dirigiu à uma casa no Recanto das Emas, Distrito Federal, para fumar narguilé. No endereço estava o namorado dela, de 17 anos, com amigos. Ao chegar ao local, entretanto, a garota foi cercada e estuprada pelos quatro adolescentes – inclusive o namorado – e um homem de 20 anos. A ação foi registrada em vídeo coletado pela polícia, o que ajudou na identificação dos suspeitos.
A menina teria sido encontrada desnorteada na rua pela mãe, que saiu à procura da filha após a jovem demorar a voltar para casa. Foi a mãe quem acionou a polícia e o exame no Instituto Médico Legal comprovou o crime. A garota foi medicada e recebeu acompanhamento psicológico.
Os adolescentes de 13, 15 e 17 anos foram autuados por “ato infracional análogo a estupro” e “satisfação de lascívia mediante presença de criança ou adolescente”. Até a tarde desta sexta, eles estavam detidos. Já o maior de idade teve a prisão preventiva decretada e está no Complexo Penitenciário da Papuda aguardando julgamento. Ele é acusado de estupro de vulnerável e de exploração sexual de menor – a pena pode variar de 9 a 19 anos.
O crime aconteceu menos de um ano depois do caso que chocou o Brasil, em que uma carioca de 16 anos foi estuprada por mais de 30 homens, que divulgaram o vídeo do crime na internet. Também se soma a centenas de outros casos semelhantes pelo mundo, nos quais menores de idade foram violadas e expostas. Recentemente, a Argentina e a Colômbia se comoveram após duas jovens serem estupradas e assassinadas em atos violentos por homens maiores de idade. O Brasil registrou em 2015 um estupro a cada 11 minutos.
A cada 11 minutos, uma pessoa foi estuprada no Brasil em 2015
Dados divulgados nesta quinta-feira mostram que, levando em consideração apenas os casos registrados, ocorreram 5 estupros por hora no país no ano passado.Em 2015, o Brasil registrou 45.460 casos de estupro – o que significa que mais de 5 pessoas por hora sofreram violência sexual no ano passado – sendo 24% deles nas capitais e no Distrito Federal. É o que mostra o 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, elaborado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta quinta-feira (03).
Esse número representa uma retração de 9,9% em relação a 2014, o que não quer dizer que o número de estupros no país diminuiu. “O crime de estupro é aquele que apresenta a maior taxa de subnotificação no mundo, então é difícil avaliar se houve de fato uma redução da incidência desse crime no país”, disse a diretora executiva do FBSP, Samira Bueno.
Leia também: “Sangrando…” Por que o drama da garota estuprada no Rio de Janeiro é o drama de todas as mulheres brasileiras
O levantamento estima que devem ter ocorrido entre 129,9 mil e 454,6 mil estupros no Brasil em 2015. O número mínimo se baseia em estudos internacionais, como o National Crime Victimization Survey (NCVS), que apontam que apenas 35% das vítimas de estupro costumam prestar queixas.
Sendo assim, levando em consideração apenas os boletins de ocorrência registrados, podemos afirmar que, em 2015, ocorreu um estupro a cada 11 minutos e 33 segundos no Brasil.
*Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário
Postar um comentário