
Hoje, quem escreve na Internet já recebe de maneira imediata a percepção do leitor – que, por sua vez, deixa de ser uma figura agente apenas de apreciação.
A Internet enriqueceu a escrita e a leitura. Não há um texto na Internet que não seja também uma porta de diálogo e conversa.
Em outras palavras: escrever tornou-se uma experiência ainda mais poderosa. Através da nossa escrita, somos capazes de formar verdadeiras comunidades, formular teorias que não poderiam ser formatadas e compartilhadas de outra maneira.
No LinkedIn, cerca de 12 mil artigos são publicados em português toda semana. São profissionais como eu, você e o seu vizinho, com experiências particulares e únicas – e, exatamente por isso, riquíssimas. Ao longo de 2016, alguns desses usuários desenvolveram características especiais no LinkedIn. Eles foram capazes de criar uma voz bastante ativa dentro da nossa rede social. Por isso, aqui estão. Pela primeira vez no Brasil, estamos compartilhando a Top Voices, lista com os usuários que se destacaram no LinkedIn nestes últimos 12 meses. A lista faz parte de um projeto global, que mapeou nossa rede social guiado por uma mistura de aplicação do nosso banco de dados com o olhar editorial da nossa equipe. A metodologialevou em conta o engajamento gerado pelos usuários, o crescimento de seguidores, o número de vezes que o usuário foi destacado em algum dos nossos canais e a diversidade de assuntos.
Os usuários que conquistaram um lugar na lista escrevem sobre diferentes assuntos: carreira, marketing, inovação, mercado de trabalho, tecnologia, empoderamento feminino, educação, entre outros. Em comum a todos, a mesma vontade de comunicar, de se fazer ouvir – e de estabelecer o diálogo. Eles inspiraram novas ideias e geraram conversas.
Confira agora os brasileiros que se destacaram no LinkedIn em 2016:
Marc Tawil | Diretor criativo da Tawil Comunicação
Sobre o que escreve: Marc Tawil é um hit maker. Sempre antenado no que há de mais relevante e quente no momento, escreve sobre questões que, na sua ótica, "merecem ser tratadas com mais atenção, respeito e coerência".
Melhor artigo de 2016: "A sua pontualidade diz muito sobre você. A sua impontualidade, mais ainda". Ao publicá-lo, Tawil percebeu que uma angústia sua era um problema muito mais profundo, social e cultural, que incomoda milhões de pessoas e há muito tempo. Foram mais de 3 milhões de leituras em 9 meses! "Recebi e recebo feedbacks positivos até hoje".
Principais inspirações para escrever: O segredo das pautas de Marc está nas observações do seu dia a dia. Ele costuma anotar ideias, ponderar com amigos, e checar se há aderência. "Precisa fazer sentido, ter um propósito. Escrever por escrever não rola", garante.
Michel Lent Schwartzman | Sócio na Lent/AG
Sobre o que escreve: O objetivo de Lent é dividir o dia-a-dia profissional e seus insights sobre o mercado e comunicação digital. Para o empreendedor, é a partir do compartilhamento e discussão das idéias que ajudamos na construção do conhecimento sobre determinado mercado ou indústria.
Melhor artigo de 2016: "Quando em queda livre, admire a oportunidade", que fala da crise estrutural e conjuntural pela qual passamos – e do aspecto das oportunidades que existem nestes momentos. "A crise atual apresenta um universo especial de oportunidades".
O que não está no seu LinkedIn: Lent valoriza os aspectos familiares da vida. Segundo ele, o seu lado família é tão – ou mais! – importante do que o lado profissional. "Mas esse eu guardo a sete chaves", diz.
Matheus de Souza | Growth Hacker e Sócio do Projeto CR.U.SH
Sobre o que escreve: O jovem catarinense escreve sobre empreendedorismo, marketing digital, criatividade e produtividade. Sua ideia é ajudar pessoas e empresas a resolverem problemas através de life & growth hacks.
Melhor artigo de 2016: O eleito de Matheus não é um de seus artigos mais lidos. Depois de publicar cem artigos, Matheus quis variar. E buscou inspiração em um de seus escritores favoritos: Jack Kerouac. O resultado é "Um papo sobre confianças e bundas moles". Valeu a pena: "Os leitores fugiram dos comentários padronizados e se abriram mais".
Os frutos de publicar no LinkedIn: "Posso dizer que o LinkedIn mudou minha vida". Quando afirma isso, Matheus vai além do networking e da oportunidade de estar em contato com muita gente que admiro: ele recebe frequentemente pedidos de consultoria na área de marketing digital.
Flávia Gamonar | Pesquisadora doutoranda, professora e co-founder da Content Review
Sobre o que escreve: Uma das mais populares autoras do LinkedIn, Flávia dedica seu precioso espaço para tratar de assuntos relacionados a carreira, marketing, empreendedorismo e inovação. O objetivo da autora é ser "o mais real e humana possível".
Melhor artigo de 2016: O artigo "Para todos aqueles que já choraram escondido no banheiro da empresa" trata de um tema bastante sensível: a infelicidade no trabalho. Foram mais de 500 mil views e muito engajamento, mostrando o quanto as pessoas podem estar perdidas ou insatisfeitas com seus empregos atuais.
Onde escreve seus artigos: Imparável, era de se imaginar que Flávia não tem um único lugar para produzir seu conteúdo. "Já abri o computador no meio de uma viagem de ônibus, dentro do avião, já peguei computador emprestado porque a ideia martelava e eu precisava escrever".
Olívia Bulla | Especialista em Economia e mercado financeiro
Sobre o que escreve: Para começar o dia bem informado com as últimas notícias sobre a economia global, basta seguir Olívia. Ela produz um resumo matinal diário sobre o que acontece de mais importante no mercado financeiro e na economia, nacional e internacional.
Melhor artigo de 2016: Por se tratar de conteúdo diário, é complicado apontar qual o grande destaque do ano. O texto "Dia de festa?", produzido para a série especial do LinkedIn #DaquiPraFrente e publicado no dia da abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff é o preferido da autora – com justiça.
Os frutos de publicar no LinkedIn: Para Olívia, o melhor de dividir seus posts no LinkedIn é a possibilidade de fazer contatos com uma vasta gama de leitores.
Nana Lima | Co-fundadora do Think Eva e Project Manager no Think Olga
Sobre o que escreve: Apaixonada pelas questões de igualdade de gênero e marketing consciente, Nana Lima aborda com maestria única esses temas no LinkedIn
Melhor artigo de 2016: "O machismo mora nos detalhes", em que Nana aproveita o gancho de uma capa de revista com a ex-presidenta Dilma Rousseff para explicar aos leitores o conceito de gaslighting – a violência emocional por meio de manipulação psicológica.
Abre aspas: "Colaborar com a cultura do estupro não se resume àquele post fail nas redes sociais do cliente. Essa conscientização deve estar presente desde o início do planejamento até a execução da campanha. Modelos seminuas em feiras e salões de automóveis, meninas vestidas de maneira sensual para oferecer brindes e decorar pontos de venda… São estratégias que perpetuam a cultura do estupro ao esvaziar essas pessoas de conteúdo e objetificar seus corpos".
Paulo Fernando Silvestre Jr. | Executivo de mídias digitais, professor e palestrante
Sobre o que escreve: A "especialidade" de Paulo é fomentar debates sobre como a cultura digital e seus efeitos sobre as pessoas e as empresas transforma a mídia, o marketing, o varejo, a educação e a maneira como as pessoas se relacionam entre si e com todo tipo de informação.
Melhor artigo de 2016: "Não entre na onda da fábrica de ódio das redes sociais", publicado em um momento de acirramento dos ânimos e uma crescente polarização em torno de qualquer tipo de ideia nas redes sociais. "Fiquei muito feliz com o debate que se criou em torno do artigo, com uma boa participação do público, incluindo alguns comentários que agregaram muito a todos os envolvidos".
Abre aspas: "Sou apaixonado pela vida e pelas pessoas. Por isso, compartilhar conhecimento é algo que faço com grande prazer, para tentar oferecer algo para uma sociedade melhor para todos".
Eden Wiedmann | Head de Planejamento da Cumbuca Serious Business
Sobre o que escreve: Eden Wiedmann costuma, com seu olhar único e insights preciosos, abordar e comentar novidades sobre comunicação e atualidades.
Melhor artigo de 2016: "Abordando o submundo do WhatsApp" é um grande exemplo do que os seguidores de Wiedmann recebem: novidades relevantes e curiosas sobre assuntos do dia a dia. "Esse artigo ajudou muita gente a perceber que existe um universo além de sua zona de conforto".
O que não está no seu LinkedIn: Os artigos analíticos sobre comunicação e atualidades não é o único tipo de conteúdo produzido por Eden. Ele também gosta de escrever crônicas e romances.
Murillo Leal | Jornalista em Casal do Blog
Sobre o que escreve: A voz jovial de Murillo o aproxima bastante do público jovem no LinkedIn. Sabedor disso, o jornalista costuma escrever artigos que aproximam a juventude das questões do mercado de trabalho.
Melhor artigo de 2016: A estreia de Murillo no LinkedIn foi com o artigo "Ter emprego para pagar contas não faz sentido". O texto trata de mobilizar os leitores a realizar mudanças na vida. "Eu acho que ele é um artigo que realmente tive um feedback de identificação das pessoas muito grande".
O que não está no seu LinkedIn: Não é só no comportamento dentro do ambiente profissional que a análise de Murillo se faz presente. Ele também possui um blog sobre vida a dois e relacionamentos. "Somos eu e minha esposa que fazemos este site. O nome é Casal do Blog", afirma.
Marina Menezes | Editora Executiva em Nexo Jornal
Sobre o que escreve: Todas as manhãs, Marina Menezes publica no LinkedIn um resumo com as principais notícias do dia, para que seus seguidores comecem o dia (muito!) bem informados.
Melhor artigo de 2016: É difícil apontar qual dos artigos diários de Marina mais se destacou no ano. O recorde de engajamento, porém, pertence à recente – e trágica – notícia da queda do avião da Chapecoense (relatada no post: "Acidente de avião na Colomba. Para Temer, qualquer 'fatozinho' abala o país. Votações na Câmara e no Senado, e mais").
Em números: Foram 152 artigos publicados desde a estreia, em abril deste ano.
Nadja Pereira | Fundadora da Zeroponto54
Sobre o que escreve: Nadja escreve sobre o mercado da comunicação digital, além de abordar assuntos como tecnologia, social media, relações profissionais e diversidade.
Melhor artigo de 2016: "É impossível ser bem sucedido sozinho", que aborda a apresentação de Nadja no palco do TED Talks. Foram mais de 10 mil leituras.
Será assunto em 2017: A consolidação da inteligência de dados para agências de médio e grande porte, na opinião de Nadja, vai dar o que falar no próximo ano.
Gustavo Tanaka | Fundador do Baobba, Quintal de Trocas, Academia da Natureza e Casa do Presente
Sobre o que escreve: Os textos de Tanaka são a expressão do seu auto-conhecimento. "Eu escrevo sobre os aprendizados que tenho na vida ao olhar para dentro e explorar minhas dores". Gustavo compartilha as próprias impressões sobre o mundo e a vida.
Melhor artigo de 2016: Em "Quando me dei conta que aprendi tudo errado", Gustavo Tanaka conseguiu representar bem o sentimento de muita gente. "Muitas pessoas sentem que não aprenderam o necessário para viver. Na verdade, nem sabemos direito o que é viver e como lidar com tudo que envolve ser um ser humano".
Abre aspas: "Minha métrica são as mensagens que recebo. A cada texto publicado, recebo mensagens de pessoas dizendo que se identificaram, que tiveram ressonância ou que pensam igual. Quanto mais consigo ser verdadeiro comigo mesmo, mais ressonância tenho com as pessoas".
João Paulo Pacífico | Líder de Inspiração no Grupo Gaia
Sobre o que escreve: O objetivo do João Paulo é inspirar as pessoas a serem melhores seres humanos e as empresas a serem locais de desenvolvimento pessoal. Como? Dividindo as experiências que tem como empreendedor que quer mudar o mundo e como curioso que quer aprender coisas novas. Pacífico procura dar ferramentas para melhorar a vida das pessoas. "Sempre tenho a preocupação de juntar a ciência com a prática".
Melhor artigo de 2016: "Um denominador comum à geração de millennials: a procrastinação". Em um mundo cada vez mais neurótico com produtividade, João Paulo procura mostrar através da ciência que os grandes gênios são procrastinadores!
Livro favorito: "Positive Intelligence", escrito pelo Shirzad Chamine.
Taís Targa | Coach de empregabilidade, transição de carreira e recolocação
Sobre o que escreve: A abordagem de Taís Targa é bem prática. No LinkedIn, a especialista em transição de carreira disponibiliza dicas de como crescer no mundo corporativo. "Eu escrevo artigos sobre Carreira e Empregabilidade, conteúdo direcionado ao público que está em recolocação profissional ou em transição de carreira".
Melhor artigo de 2016: A escolha de Taís se dá pelo engajamento, número de visualizações, comentários e compartilhamentos. Com esses parâmetros, a coach escolhe "Nove dicas para não ficar depressivo com o desemprego".
Principais inspirações para escrever: "São insights que tenho no meu cotidiano profissional. Geralmente quando surge o insight, procuro escrever imediatamente, de uma sentada. Costumam ser as melhores publicações".
Edney Souza | Consultor/Professor
Sobre o que escreve: O professor compartilha no LinkedIn seus insights e análises sobre Comunicação, Tecnologia, Negócios e Comportamento.
Melhor artigo de 2016: O artigo sobre Home Office teve uma ótima repercussão, pois tratou da experiência prática do autor e de diferentes pontos de vistas. Ele serviu para profissionais e empresas renovarem suas percepções sobre o assunto.
O que não está no seu LinkedIn: "Faz 20 anos que jogo RPG, um jogo de interpretação que é um ótimo exercício de imaginação". Nos últimos 3 anos, é possível assistir ao desempenho de Edney na campanha Rola o Dado.
Nenhum comentário
Postar um comentário