Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Chama Crioula e tradicional jantar abrem Semana Farroupilha no CTG Sentinela dos Pampas

14 de setembro de 2016

/ by visao surubim
Segundo o site http://www.guiamedianeira.com.br/noticia: Na noite de ontem, terça-feira (13), o CTG Sentinela dos Pampas de Medianeira, iniciou as atividades da Semana Farroupilha. Para iniciar, o recebimento da Chama Crioula abriu as comemorações. A Chama veio em cavalgada desde Foz do Iguaçu, nesta manhã (14)segue o trajeto, ela passará por todas as cidades da 12ª Região Tradicionalista. O destino final é a cidade de Pato Bragado, que acontece no dia 20 de setembro, Dia do Gaúcho. 

A Chama Crioula é uma criação de um colégio gaúcho, de Porto Alegre, que no intuito de resgatar, preservar e proporcionar a revitalização do tradicionalismo gaúcho, criou um departamento especifico para isso. Alguns jovens manifestaram o desejo de levar os restos mortais do General Farroupilha, David Canabarro. 

Ela simboliza o apego do gaúcho à sua terra, seu nativismo, seu telurismo. Trazendo em si o reconhecimento pela história e pela trajetória social do gaúcho. Desde então, o acendimento e distribuição da chama acontece anualmente. 

Além dessas, outras atividades acontecerão no decorrer da Semana Farroupilha, todas voltadas ao tradicionalismo Gaúcho. 

O atual Patrão do Sentinela dos Pampas,Ivonir Lodi, fala sobre a importância de se deixar viva essas tradições: “ Trazemos os jovens para cá, trazemos as famílias para cá. Isso para os jovens é algo importante, isso deixa viva a nossa tradição. Mostramos a vida simples do gaúcho, a forma simples de viver, da lida com a terra, com as tradições”. 

A Semana Farroupilha se encerra no próximo dia 20, dia do Gaúcho, com uma comemoração na Praça Ângelo Darolt, toda a comunidade está convidada.

Após o recebimento da Chama Crioula, foi servido um delicioso e tradicional jantar gaúcho. Com muitos pratos típicos. 

E logo depois, apresentações das invernadas artísticas do Sentinela dos Pampas, com apresentações musicais e também de dança. 

O Sentinela dos Pampas é um centro de convívio que mantém viva as tradições deste povo que cultuam o melhor que vida pode oferecer. 

Visite, saiba mais, conheça a tradição. 

Redação Guia Medianeira

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados