Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Vídeos: Chuva forte com ventania causa estragos na Forquilha, em São Luís

13 de julho de 2020

/ by visao surubim
Segundo o site https://oimparcial.com.brSegundo as primeiras informações, os ventos fortes quebraram até mesmo algumas grades de um loja de materiais de construção               Uma forte chuva com ventania, que aconteceu no início da tarde desta segunda-feira (13), arrastou telhados e derrubou postes e árvores no bairro da Forquilha, em São Luís.                  


Ventos tornádicos causam destruição em São Luís; não há risco para o Piauí

A forte ventania que causou destruição na cidade de São Luís (MA) na tarde desta segunda-feira (13) deixou piauienses com medo de que algo parecido aconteça no estado. Vídeo gravados na cidade mostram uma torre caindo durante o fenômeno.  

Assim que a ventania começou, grupos em Whatsaap começaram a afirmar que se tratava de um "ciclone bomba" e que poderia chegar ao Piauí. Mas, o climatologista da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), professor Werton Costa, tranquiliza os piauienses e garante: não há risco de ventania atingir o Estado.
"Não tem o mínimo perigo. São Luís  é afetada pela circulação amazônica. Então o que  aconteceu é porque o oceano está muito quente. Esse calor que está em volta do Atlântico facilita a ocorrência alguns temporais. Temporais que caem sobre o oceano. Por um capricho da natureza o vento trouxe o temporal para dentro de São Luís. Algo que deveria cair no mar se precipitou pela cidade com essa violência",  esclarece Werton. 
Ao Cidadeverde.com, Werton explicou, ainda, que nesta tarde o que houve em São Luís foi uma "ventania intensa" com características tornádicas. "Isso acontece quando há uma vorticidade do vento. É um vento giratório com grande capacidade de levantar material", explica o professor.

Izabella Pimentel
izabella@cidadeverde.com 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados