Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Sábado de sol e calor registra baixo índice de isolamento social em Porto Alegre

19 de julho de 2020

/ by visao surubim
Segundo o site https://gauchazh.clicrbs.com.brPercentual de 42,6% foi maior do que na sexta-feira, mas ainda está longe de atingir a meta da prefeituraAndré ¿?vila / GaúchaZHCom a chegada de dias com sol e temperaturas altas em pleno julho, Porto Alegre reflete um dos temores das autoridades de saúde: as aglomerações em locais públicos, com pessoas circulando sem máscara em parques da cidade. O índice de isolamento social foi de 42,6% neste sábado (18), conforme atualização divulgada neste domingo (19) no site da prefeitura.
A marca é melhor do que a registrada na sexta-feira (17), quando o isolamento ficou em 39,5%, o mais baixo desde que passaram a vigorar as mais recentes restrições estabelecidas pelo prefeito Nelson Marchezan. No entanto, o indicador deste sábado ainda está quase 10 pontos percentuais abaixo da meta da prefeitura, que é de 55%.                                                                                                                                  No sábado anterior (11), o índice havia ficado em 50,6%. Naquela data, Porto Alegre apresentava tempo frio e chuvoso, o que contribuiu para que as pessoas ficassem em casa, embora a marca também tenha ficado abaixo da meta – os 55% só foram alcançados aos domingos.
A prefeitura da Capital avalia a possibilidade de lockdown, já que a ocupação de leitos segue aumentando – na manhã de sexta-feira, ultrapassou o índice considerado intermediário no plano de contenção da pandemia. O prefeito Nelson Marchezan, então, afirmou:
— Infelizmente, só o que nos resta é buscar que cada um faça um esforço individual para que a gente diminua a circulação e a demanda por leitos ou que a gente adote, com a colaboração de todos, durante a semana que vem, se o nosso isolamento não prosperar, um lockdown.
Desde 3 de julho, a orla e os parques Germânia, Harmonia, Chico Mendes e Gabriel Knijnik estão fechados por decreto e são controlados por guardas municipais. Sem acesso à orla, o movimento neste sábado se deslocou para a Praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro. Conforme identificou a reportagem de GaúchaZH, grupos de amigos, idosos e ciclistas foram ao local, alguns com cadeiras de praia. Enquanto parte respeitou o distanciamento mínimo, outros abandonaram as máscaras.
O Índice de Isolamento Social da empresa Inloco usa tecnologia de geolocalização. As estatísticas levantadas pela ferramenta representam a movimentação de cerca de 540 mil usuários de celular de Porto Alegre em todas as regiões da cidade. Existe uma tolerância de 450 metros — as pessoas podem até se movimentar, mas em um raio muito curto. O medidor sempre mostra dados das últimas 24 horas.     

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados