Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Procon apreende uma tonelada de mercadorias irregulares e multa 16 supermercados na Serra

24 de julho de 2020

/ by visao surubim
Segundo o site https://www.folhadoes.comNos últimos quatro meses, em meio à pandemia do coronavírus, o Procon da Serra realizou diversas ações onde apreendeu mais de uma tonelada de produtos irregulares que estavam sendo vendidos em supermercados da cidade. Na grande parte, os produtos estavam sendo oferecidos aos clientes com a data de validade vencida, mas também haviam diversas outras irregularidades.                                Procon apreende uma tonelada de mercadorias irregulares e multa 16 supermercados na SerraNo total, os fiscais recolheram 4.435 itens – o que representa 1.460 quilos – que apresentavam as mais diversas irregularidades. O diretor de fiscalização do Procon da Serra, Adriano Cordeiro, explicou que essas apreensões foram resultado da fiscalização em 19 estabelecimentos, sendo que em 16 deles havia problemas.
Ele ainda armou que a fiscalização em estabelecimentos comerciais da cidade é rotineira, e ressaltou a importância dos consumidores estarem atentos na hora das compras e realizarem denúncias ao órgão.
De acordo com o Procon, entre os mais de quatro mil itens apreendidos, estão carnes, conservados, bebidas, biscoitos, pães, produtos pets, produtos de limpeza, legumes, cereais, balas, doces, artigos de festas, entre outros. A irregularidade mais frequente foi produto à venda com a data de validade vencida. No total, 3.666 itens estavam vencidos.
Também foram encontrados 436 itens em desacordo com as normas como, por exemplo, bebida sem registro ou embalada de forma errada; 196 produtos avariados; e 102 produtos sem informação na embalagem, como data de validade e fabricante. Foram recolhidos ainda produtos resfriados de forma incorreta, adulterados, entre outras irregularidades.
Todos os itens retirados das prateleiras pela equipe de fiscalização do Procon serão descartados pelos estabelecimentos, após autorização do órgão.
MULTA
Segundo a diretora do Procon da Serra, Nívia Passos, os 16 estabelecimentos em que foram encontrados os itens irregulares receberam auto de infração, com prazo para recorrer na esfera administrativa. Eles poderão receber multa, que varia de R$ 500 a R$ 2 milhões, conforme o porte econômico da empresa e as infrações registradas.
DENÚNCIAS
O consumidor que identificar essa e outras irregularidades durante compras no município pode fazer denúncias pelos canais de comunicação do Procon. Por e-mail, no endereços procon@serra.es.gov.br e fiscalizacao.procon@serra.es.gov.br; e nos telefones 3252-7243, 3252-7242, 3252-7295 e 3252-7298.

Fonte: Portal Tempo Novo

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados