Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

China é acusada de reter água do rio Mekong

17 de junho de 2020

/ by visao surubim
Segundo o site https://renovamidia.com.brO governo dos Estados Unidos acredita que Pequim assumiu o controle do importante rio Mekong.China é acusada de reter água do rio MekongApós construir 11 barragens, o regime comunista da China foi acusado¹ de ter retido a água do rio Mekong durante um período de seca.
A iniciativa chinesa provocou indignação em ambientalistas, que destacam os “efeitos devastadores no ecossistema e na fauna aquática” dessas enormes obras de concreto.
Nesta terça-feira (16), o órgão intergovernamental, que administra essa hidrovia essencial para 60 milhões de asiáticos, disse que Pequim deve ser mais transparente sobre suas atividades no rio.
As represas chinesas fizeram o nível do rio a jusante, no Laos, na Tailândia, na Camboja e no Vietnã, cair no ano passado. Em algumas partes, foi o nível mais baixo em mais de meio século.
O governo dos Estados Unidos, que combate a crescente influência chinesa no sudeste asiático, acredita que Pequim assumiu o controle do rio Mekong. 
No ano passado, em Bangcoc, o chanceler dos EUA, Mike Pompeo, atribuiu a seca à “decisão da China de cortar o leito do rio a montante”.
Como era de se esperar, a China negou as acusações, alegando fazer todo o possível para garantir um fluxo razoável da importante hidrovia. No entanto, nunca assinou nenhum tratado sobre a água com os países do baixo Mekong.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados