As quedas de energia interferiram diretamente no sistema de abastecimento de água da região norte da RMR. Em Olinda, as principais áreas afetadas foram Jardim Brasil, Monte, Ribeira, Sé, Alto Nova Olinda, Rio Doce, Casa Caiada, Bairro Novo, Jardim Atlântico. Às 5h da terça (31) foi necessário desligar a estação elevatória de água bruta do Sistema Botafogo para execução da manutenção por parte da Celpe. A paralisação foi suficiente para desabastecer os quatro municípios da Região Metropolitana, uma vez que a inércia do processo hidráulico resultou na diminuição da vazão de saída da estação de tratamento Botafogo.
O Centro de Controle Operacional da Compesa conseguiu estabilizar o sistema por volta das 8h, permanecendo em funcionamento normal até o início da tarde. Às 13h30 uma nova parada comprometeu novamente o Sistema Botafogo. O Centro de Controle Operacional recebeu a informação da Celpe de falta de energia na captação e na Estação de Tratamento de Água Araçoiaba, que fica próxima à Botafogo. A energia foi restabelecida às 15h e o sistema foi reiniciado. Ainda assim, a situação foi suficiente para prejudicar o abastecimento programado para todo o dia de terça-feira.
Para a diretora Regional Metropolitana da Compesa, Nyadja Menezes, as paradas vão de encontro aos esforços da Compesa para levar mais água à população em tempos de combate à COVID-19. “A Compesa vem trabalhando incansavelmente para levar mais água aos pernambucanos, principalmente neste período de enfrentamento da pandemia do coronavírus. Aumentamos, por exemplo, a vazão do sistema Tapacurá justamente para melhorar a segurança hídrica na RMR. Quando nos deparamos com situações de queda de energia, que refletem no calendário de áreas onde existe rodízio, sabemos que os mais prejudicados são os moradores com a alteração na rotina. E isso não podemos permitir”, ressalta Menezes.
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