/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/k/9/xw8EoNRKalGWkecCezjw/frame-00-01-47.612.jpg)
- Veja o que é #FATO ou #FAKE sobre o coronavírus
- Coronavírus: confira perguntas e respostas
- Saiba como ficam os serviços no estado
"O Corpo de Bombeiros atua com outros agentes da Secretaria de Defesa Social (SDS) e Guarda Municipal. São 335 profissionais, com mais de 70 viaturas, três embarcações e um helicóptero para orientar a população", disse o Major Anderson Barros, chefe da comunicação do Corpo de Bombeiros.
Parques e praias só podem receber pessoas para práticas esportivas. Isso faz parte da série de medidas para evitar a propagação da Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus.
Pernambuco registrou, até a noite de sexta (20), 31 casos confirmados da doença, divulgou a primeira cura e decretou estado de calamidade pública. Neste sábado, o secretário de Defesa Social de Pernambuco,. Antônio de Pádua Cavalcanti, reiterou que quem descumprir o decreto, assinado do na terça (17), pode sofrer punições, que vão de multa até detenção, de um mês a um ano.
As penas estão previstas no artigo 268 do Código Penal: infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa.
No Recife, alguns pontos tradicionais de aglomeração, como a praia de Boa Viagem, na Zona Sul, e os parques da Jaqueira e Santana, na Zona Norte, a movimentação era bem menor do que nos fins de semana sem restrições.
O comércio informal foi proibido. Quiosques não abriram. No Parque Santana, a área destinada a crianças estava isolada.
Em entrevista à TV Globo, neste sábado, o prefeito Geraldo Julio (PSB) reforçou a importância da participação da população na redução da quantidade de pessoas nas ruas.
“Não houve montagem do comércio de praia e a quantidade de pessoas está muito reduzida. Então foi já um engajamento da população importante. Se tivessem milhares de pessoas na praia, a gente teria, depois, milhares de pessoas doentes, com coronavírus ,e que naturalmente iriam precisar do sistema e saúde logo depois” , alertou.
Além da proibição da montagem do comércio, o decreto do governo de Pernambuco também prevê medidas com a interdição de alguns equipamentos de atividade compartilhada e esportes coletivos como futebol, vôlei e futevôlei.
“Como ninguém viveu uma situação como essa é natural que tenha muitas dúvidas. Elas vão sendo respondidas. Mas a gente viu, por exemplo, a colaboração da população, a participação da população muito importante na questão da praia”, disse
Olinda
A prefeitura de Olinda montou uma ação integrada que envolveu as secretarias municipais de Segurança Urbana, Meio Ambiente e Planejamento Urbano, além da Defesa Civil da cidade. Em conjunto com a Polícia Militar, a fiscalização foi intensificada.
Desde as 7h deste sábado, todo o trecho da orla foi fiscalizado, começando pela Praia dos Milagres. A determinação também proíbe a prática de esportes coletivos. No domingo (22), os trabalhos serão estendidos. O comércio formal e informal estão suspensos.
De acordo com o decreto, supermercados, padarias, mercadinhos, farmácias, postos de combustíveis, casas de ração animal, depósitos de água mineral e gás ficam abertos.
Ipojuca
Também neste sábado (21), a praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, no Litoral Sul, ficou vazia. Um dos principais destinos turísticos do estado, o balneário também contou com uma operação da prefeitura, que retirou centenas de pessoas que estavam no mar, em todo o município.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/5/G/JXDyqGSiiRRNkYaG0vvA/prevencao-coronavirus-v2.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário