Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Taquaritinga do Norte inicia 'varredura' para vacinar moradores contra sarampo

13 de setembro de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/caruaruNo sábado (7) foi realizado o dia D da campanha de vacinação contra sarampo, imunizando cerca de 2 mil moradores do município.
Na segunda-feira (2) a Secretária de Saúde de Pernambuco confirmou a morte de um bebê de sete meses por sarampo em Taquaritinga do Norte, no Agreste de Pernambuco. A criança deu entrada no hospital de Caruaru, no dia 17 de agosto e morreu em seguida. Essa é a primeira morte causada pela doença registrada no Estado.
Ao todo foram notificados 395 casos da doença, destes 296 estão em investigação e 13 foram confirmados após análise laboratorial. Segundo a Secretária de Saúde do município, Poliana Santana, a primeira notificação da doença foi registrada no dia 31 de julho e deste então os órgãos de saúde da cidade estão realizando ações de vacinação. “Desde a primeira notificação, passamos a realizar ações de vacinação tanto de bloqueio dos casos notificados, como também vacinação para imunizar a população”, afirma a secretária.
Devido as ações cerca de 5 mil pessoas foram vacinadas durante o mês de agosto. No sábado (7) foi realizado o dia “D” da campanha de vacinação contra sarampo, imunizando cerca de dois mil moradores do município. Ainda de acordo com a Secretária, as ações contra a doença estão sendo intensificadas e a partir da tarde desta segunda-feira (9), agentes de saúde e profissionais de enfermagem estarão passando nas casas dos moradores para conscientizar e atualizar os cartões de vacina.                                                                                    “Estaremos indo de casa em casa, fazendo uma varredura, certificando a situação vacinal de cada morador, além de estarmos com um contingente de vacina suficiente para atender toda a população de Taquaritinga do Norte que não está vacinada e que não tem a comprovação de vacina”, afirma Poliana Santana.
Os moradores que desejam atualizar o cartão de vacina podem se vacinar em qualquer um dos sete postos de saúde que funcionam das 7h às 15h da tarde.

Sintomas

A Secretaria de Saúde informa que é preciso prestar atenção nos sintomas do sarampo. São eles: febre, manchas avermelhadas, que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo, tosse e/ou coriza e/ou conjuntivite. Esse cuidado deve ser tomado sem levar em conta a idade ou se a pessoa tomou vacina alguma vez.
Também é preciso ficar em alerta para casos de pessoas com histórico de viagem para locais com circulação do vírus do sarampo, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, ou com alguém que viajou para local com circulação viral.
Segundo a Secretaria Estadual, no Brasil, os estados com casos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas e Roraima. A notificação de caso suspeito de sarampo é obrigatória. Apresentando sintomas devem ir ao posto de saúde mais próximo para receber a devida assistência.

Vacina

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba e está disponível de rotina nas salas de vacina dos municípios. Em 2019, em Pernambuco, até 27 de julho, 85% das crianças com 1 ano fizeram a primeira dose da tríplice viral e 63%, a segunda. A meta mínima é de 95% de cobertura, levando em conta o público de todas as idades.
     

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados