Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Seis casos suspeitos de sarampo são investigados em Pernambuco; veja como se vacinar

3 de agosto de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Casos surgiram após excursão para a Bahia, em que guia teve confirmação da enfermidade. Vacina tríplice viral é oferecida em postos de saúde do estado.
A Secretaria de Saúde de Pernambuco está investigando seis casos suspeitos de sarampo no estado. As notificações foram feitas após uma excursão, com jovens entre 16 e 19 anos, para Porto Seguro (BA). Um dos monitores, residente em São Paulo, teve diagnóstico confirmado para a enfermidade. (Veja vídeo acima)
Os casos suspeitos foram em Caruaru, no Agreste, no Recife e em Olinda. Cinco das pessoas estavam na excursão e a sexta teve contato com o grupo. Ao todo, 182 pernambucanos participaram da viagem, vindos do Recife, Olinda, Caruaru e Bezerros, segundo a secretaria. As prefeituras das cidades foram acionadas para fazer a busca desses jovens para verificar se há outros casos suspeitos e também para realizar vacinação, quando necessário, para evitar a circulação viral. Para estar protegido contra o sarampo, é preciso ter tomado as duas doses da vacina, aponta a coordenadora imunização de Olinda, Roberta Alcântara. “A primeira dose confere uma soro-conversão de 90 a 95%, mas a gente precisa da segunda dose para ter uma cobertura 100%. A vacina é a tríplice viral, que protege contra sarampo, rubéola e caxumba”, explica. A tríplice viral é oferecida em toda a rede pública de saúde. A população pode procurar uma das Unidades de Saúde da Família próximo de onde mora para se vacinar. O recomendado é levar as crianças aos 12 meses de idade para a primeira imunização e dar a segunda dose aos 15 meses.                                                                          
Caso a pessoa não lembre se tomou a segunda dose, pode procurar uma unidade de saúde para receber a vacina, diz Roberta Alcântara. Em 2019, até 27 de julho, 85% das crianças com 1 ano fizeram a primeira dose da tríplice viral no estado e apenas 63% a segunda. A meta mínima é de 95% de cobertura.                                                                                                          
Em 2018, foram mais de 10 mil casos de sarampo confirmados no país todo, de acordo com o Ministério da Saúde. Em Pernambuco, no mesmo período, foram confirmados 4 casos da doença, todos relacionados a um paciente com histórico de viagem para Manaus, área com circulação do vírus na época.                                                                                                                     Confira as como deve ser feita a vacinação:
De 12 meses a 29 anos de idade: 2 doses de tríplice viral com intervalo mínimo de 30 dias entre elas                                                                                   De 30 a 49 anos de idade não vacinados: 1 dose de tríplice viral Profissionais de saúde não vacinados: 2 doses com a vacina tríplice viral independente da idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre elas
     
Sintomas 
 
O sarampo é uma doença de notificação obrigatória. Os casos suspeitos, com sintomas como febre e manchas avermelhas que começam na cabeça e vão descendo para o restante do corpo, acompanhados de outros sintomas, devem ser informados.                                                                          
"O sarampo é uma doença extremamente contagiosa. Para a maioria das pessoas, não vai ser uma doença grave. [...] Mas um percentual dessas crianças pode evoluir para pneumonia bacteriana e necessitar hospitalização. Um percentual menor pode também evoluir para complicações neurológicas, essas crianças podem ter encefalite. O vírus do sarampo pode inflamar o cérebro", alerta o médico infectologista Paulo Sérgio.                                        
Entre os sintomas, estão:                                                                                      
  • Tosse persistente
  • Corrimento no nariz
  • Irritação nos olhos
  • Mal-estar
  • Febre
  • Conjuntivite
  • Convulsões
  • Perda do apetite
  • Manchas avermelhadas na pele do rosto
  • Manchas brancas dentro da bochecha                                                           As pessoas que tiverem parte dos sintomas e viajaram para locais com circulação do vírus do sarampo, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou para local com circulação viral, devem ficar atentas.                                                                                         No Brasil, os estados com casos são: Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Sergipe, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas e Rondônia.   
   
       
   





Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados