Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Descubra como evitar doenças respiratórias no inverno

27 de agosto de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://www.noticiasaominuto.com.brO biomédico Rafael Padovani, do Laboratório Rocha Lima, explica quais são os cuidados durante esse período
Com a queda nas temperaturas causada pelo inverno, os casos de doenças respiratórias aumentam em todo o país. A baixa umidade do ar acaba ressecando as vias aéreas superiores, facilitando a entrada de bactérias e vírus, resultando no aumento das doenças durante esse período. “No frio as pessoas costumam ficar em ambientes fechados, sendo que o ideal é sempre locais arejados, então isso acaba sendo um agravante para a propagação não só da gripe, mas também de doenças como pneumonia, conjuntivite e meningite”, afirma o Dr. Rafael Padovani, biomédico do Laboratório Rocha Lima.            Além da preocupação com a ventilação do ambiente, outros cuidados devem ser adotados como lavar as mãos e evitar o compartilhamento de copos e talheres. “Existem algumas outras precauções que são validas para evitar doenças respiratórias como uma dieta variada e com alimentos ricos em vitamina C como a laranja, ou até mesmo a prática regular de atividades físicas, porém, é importante sempre lembrar que são apenas aliados ao combate do vírus, e não o remédio ideal e a cura definitiva”, explica Padovani.

A forma mais eficaz para combater as doenças típicas dessa estação são as vacinas. Muitos ainda costumam ter dúvidas sobre o assunto, e para esclarecer, o Dr. Rafael listou quais são as mais frequentes:
- Quais são as vacinas mais indicadas para o inverno?
Gripe: a gripe é a doença mais comum, e é causada pelos vírus influenza, sendo que os sintomas mais recorrentes da doença são dor de cabeça, febre e dor no corpo. Como o vírus da gripe é mutável, é necessário se vacinar todo ano.
Pneumonia: Considerada a complicação mais frequente da gripe, a pneumonia é uma infecção que inflama os sacos de ar em um ou ambos os pulmões, que podem ficar cheios de líquido. Existem dois tipos de vacinas que são a Pneumo 13 (para crianças a partir de dois meses de vida e adultos acima de 50 anos) e a Pneumo 23 (para idosos e pessoas com imunidade baixa).
Meningite: geralmente causada por uma infecção viral, a meningite pode ser de origem bacteriana ou fúngica. Entre os sintomas estão torcicolo, dor de cabeça e febre. A vacina indicada para a Meningite ACWY pode ser administrada em crianças a partir de 1 ano de idade e o reforço é feito a cada 5 anos. Já a Meningite B pode ser feita nos primeiros meses de vida.

Muita gente costuma ter dúvidas na hora de se vacinar por conta de boatos e notícias falsas sobre o assunto. Uma que costuma ser bastante recorrente é a de que as vacinas podem causar o efeito reverso, ou seja, agravar a doença ou até mesmo desencadear outra. “Antes de chegar até nós, elas são testadas e passam por vários processos rigorosos, então isso é apenas um boato”, ressalta o doutor.  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados