Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Nutricionista Gizella Araújo fala sobre Diabetes tipo 3

4 de julho de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site Assessoria de Imprensa  Nutricionista Gizella   Araújo                                                                                                                  Diabetes tipo 3
A diabete tipo 3 foi diagnosticada em 2005 por um grupo de pesquisadores, onde descobriram que o paciente que apresentava a diabetes tipo 3, apresentava deficiência na insulina e em seus receptores., essas características de insuficiência na insulina é encontrada na diabetes tipo 1 e a resistência em seus receptores está na diabetes tipo 2.
Vamos entender de forma mais detalhada? Existem vários tipos de diabetes, as mais comuns são: Diabetes tipo 1 - Acontece quando a produção de insulina do pâncreas é insuficiente, pois suas células sofrem de destruição autoimune. O pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. Nesse cenário, o corpo acaba atacando as células que produzem insulina por não reconhecerem mais elas como sendo da pessoa. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes. Os portadores de diabetes tipo 1 necessitam injeções diárias de insulina para manterem a glicose no sangue em valores normais e há risco de vida se as doses de insulina não são dadas diariamente. O diabetes tipo 1, embora ocorra em qualquer idade, é mais comum ser diagnosticado em crianças, adolescentes ou adultos jovens.
Diabetes tipo 2 – É também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto e corresponde a 90% dos casos de diabetes. Ocorre geralmente em pessoas obesas com mais de 40 anos de idade embora na atualidade se vê com maior frequência em jovens , em virtude de maus hábitos alimentares, sedentarismo e stress da vida urbana Neste tipo de diabetes encontra-se a presença de insulina porém sua ação é dificultada pela obesidade, o que é conhecido como resistência insulínica, uma das causas de HIPERGLICEMIA. Por ser pouco sintomática o diabetes na maioria das vezes permanece por muitos anos sem diagnóstico e sem tratamento o que favorece a ocorrência de suas complicações no coração e no cérebro.
Com a transição alimentar e o estresse dia vida, acarretou o surgimento da diabetes tipo 3, que seria a junção dos dois tipos de diabetes acima. Pacientes com diabetes tipo 3 (DM3), ou diabetes tipo 1 mais tipo 2, possuem características das duas doenças, ou seja, o paciente com DM3 tem dependência total da insulina e normalmente mantém um peso adequado durante a juventude.
Por apresentar uma carga genética favorável a resistência à insulina, associada a exposição aos fatores ambientais (sedentarismo e dieta rica em açúcares e gorduras), este paciente adquire características de um indivíduo com diabetes do tipo 2: obesidade (principalmente a central), hipertensão, dislipidemia e resistência à insulina exógena. Ou seja, é um paciente diabético tipo 1 com sintomas de síndrome metabólica, normalmente apresentada por portadores de diabetes tipo 2. O tratamento torna-se mais difícil, pois o indivíduo depende totalmente da aplicação de insulina para reduzir seus níveis de glicemia, mas devido a resistência à insulina o hormônio acaba tendo que ser ofertado em doses mais altas, o que facilitaria o ganho de peso deste paciente. Além do tratamento dietoterápico ser direcionado a indivíduos obesos e do incentivo à prática de atividades físicas, a utilização de medicamentos para pacientes diabéticos do tipo 2 e/ou inibidores de apetite pode ser feita empiricamente. Quando o peso corporal do indivíduo diminui, os controles metabólicos também melhoram.
Nutricionista Gizella Araújo - CRN6- 19018
Pós graduada em nutrição esportiva funcional
Professora, coach e palestrante
Instagram: @chadanutri - 999276171

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados