Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Governo pode aprovar hoje venda direta de etanol aos postos para baixar preço na bomba

5 de junho de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://oglobo.globo.com: Medida faz parte de plano apoiado pela ANP para reduzir impacto do combustível no bolso do consumidor


Governo quer permitir venda direta de etanol pelas usinas para os postos para tentar reduzir o preço final eliminando a distribuição Foto: Emily Almeida / Agência O Globo

Bem vindo ao Player Audima. Clique TAB para navegar entre os botões, ou aperte CONTROL PONTO para dar PLAY. CONTROL PONTO E VÍRGULA ou BARRA para avançar. CONTROL VÍRGULA para retroceder. ALT PONTO E VÍRGULA ou BARRA para acelerar a velocidade de leitura. ALT VÍRGULA para desacelerar a velocidade de leitura. Ouça este conteúdo 0:00 04:44
RIO — O Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) , formado por ministros de Estado, se reúne nesta terça-feira para avaliar a possibilidade de autorizar a venda direta de etanol pelos produtores para os postos de combustíveis, entre outras medidas relacionadas ao setor.                          
Essa autorização, que elimina os distribuidores da cadeia do etanol, faz parte de um plano do governo para aumentar a concorrência na área de combustíveis e, dessa forma, reduzir os preços ao consumidor final.
No mês passado, o CNPE já deu aval ao plano da Petrobras de vender oito de suas refinarias como forma de acabar com o monopólio da estatal no setor. O presidente Jair Bolsonaro já defendeu a venda direta de etanol aos postos. Em outra frente, o governo também deve anunciar em breve um plano para reduzir os preços do gás de cozinha .
Os preços dos combustíveis são formados por três parcelas principais: o preço da commodity (álcool ou petróleo), o repasse de impostos e as margens de lucro de distribuidores e revendedores. Segundo uma fonte técnica do setor, é nas duas últimas parcelas que o governo tenta atuar para reduzir o impacto no bolso do motorista diante das bombas. 
— As regras que tratam da distribuição e da revenda são muito engessadas no país, e isso diminui a competição e cria reserva de mercado — destacou a fonte, acrescentando que há grande chance de o CNPE adotar a venda direta de etanol para postos.
  

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados