quinta-feira, 6 de junho de 2019

Festa Junina: Sociedade Brasileira de Dermatologia faz alerta sobre perigo de deixar crianças perto de fogueiras

Segundo o site https://paisefilhos.uol.com.br: Os cuidados também valem para balões e fogos de artifício
(Foto: Getty Images)
O mês de junho começou e, com ele, as festas juninas. Muitas comidas típicas, quadrilha, roupa xadrez e quadriculada e, claro, fogueiras, balões e fogos.
Apesar de ser proibido, muitas pessoas ainda têm o costume de soltar balões nessa época, o que pode causar sérios acidentes. Além disso, é preciso ter muito cuidado ao ficar perto da fogueira, principalmente com crianças pequenas, que não têm muita noção dos perigos e podem se machucar.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia decidiu aproveitar esse momento para alertar os pais sobre os riscos de queimaduras. As queimaduras são lesões provocadas pelo calor e podem ser classificadas em três graus.
A de 1º grau atinge a camada mais superficial da pele, deixando uma lesão vermelha, quente e dolorosa. As queimaduras de 2º grau podem ser superficiais – gerando bolhas e muita dor – ou profundas, quando são menos dolorosas e a base da bolha é seca e branca. Já as queimaduras de 3º grau são indolores e comprometem todas as camadas da pele, podendo chegar aos ossos.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia sugere que, quando acontecer algum acidente com fogo, a área machucada deve ser colocada debaixo da água fria, colocando compressas sobre a queimadura até que a pessoa não sinta mais dor. Ainda assim, um médico deve ser consultado para ter certeza de que está tudo bem.
Queimaduras de 1º grau precisam ser hidratadas com óleo mineral ou vaselina. Caso a queimadura forme bolhas, você não deve retirá-las. O ideal é procurar um médico e, depois que a ferida cicatrizar, usar protetor solar para evitar que a pele fique manchada.
Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia não recomenda o uso de pasta de dente, clara de ovo ou manteiga para curar queimaduras. Os tratamentos caseiros devem ser deixados de lado porque cada queimadura tem uma forma específica de ser tratada.
Os pais devem buscar atendimento imediato caso a queimadura seja de 2º ou 3º grau, cobrir mais de 15 a 20% do corpo, for provocada por fogo, corrente elétrica ou substância química, quando a queimadura for no rosto, no couro cabeludo, nas articulações ou nos genitais.                
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeia de Surubim Ana Célia promove projetro Prefeitura na Rua

Segundo o site Assessoria de Imprensa Prefeitura de Surubim PE: A população do bairro São José teve uma grande participação na 1ª edição do ...