Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Programa de coleta seletiva de lixo criado em Jaboatão ganha prêmio da ONU

24 de maio de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: O United Nations Public Service Awards é dado a gestões públicas que promovem ações de destaque em direitos humanos e erradicação da pobreza
Um programa de coleta seletiva de lixo desenvolvido em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, ganhou reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU). A administração municipal recebeu o prêmio United Nations Public Service Awards, concedido a gestões públicas que promovem ações de destaque em direitos humanos e erradicação da pobreza.
De acordo com a ONU, o programa de coleta seletiva de Jaboatão foi escolhido como o melhor do mundo na categoria “Emprego Digno e Crescimento Econômico". O prêmio será entregue em uma cerimônia que ocorre entre os dias 24 e 26 de junho, em Baku, no Arzebaijão. O programa desenvolvido em Jaboatão trabalha com 75 catadores de recicláveis. Os inscritos na iniciativa receberam capacitação e equipamentos de proteção e bicicleta para melhorar as condições de trabalho. De acordo com a prefeitura, eles atuam em um galpão no bairro da Muribeca, onde é feita a separação do material. Com contato com cooperativas, os catadores tiveram condições de aumentar a renda familiar, segundo o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira (PR). “Tinha gente que ganhava até R$ 400 por mês. Depois da criação do programa, o pessoal passou a receber até R$ 1.200 por mês”, comenta o gestor. Além disso, informa a prefeitura, o programa contemplou os catadores com moradias em uma localidade chamada Fazenda Suassuna. Os apartamentos foram construídos no Programa Minha Casa Minha Vida. “É possível melhorar vidas com soluções simples e inovadoras. Optamos por realizar ações de desenvolvimento sustentável baseadas em diretrizes internacionais”, observa Ferreira. De acordo com a ONU, os objetivos da premiação concedida ao projeto de Jaboatão foram “incentivar o engajamento do servidor público na cultura de inovação e proporcionar nos catadores o reconhecimento do resgate da sua dignidade e da convicção de ser capaz.” O United Nations Public Service Awards é concedido a práticas de excelência no setor público e de apoio ao fomento de objetivos de desenvolvimento sustentável. Segundo a ONU, o governo de Pernambuco foi contemplado em 2013 e em 2014, por ações de participação popular em planejamento e pelo Programa Pacto Pela Vida, de combate à violência. Perfil Jaboatão dos Guararapes tem 697 mil habitantes, segundo dados de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade conta com 6% da área saneada e um Índice de Desenvolvimento Humano de 0,717.


                       

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados