Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Dia D de vacinação contra a gripe mobiliza 43 cidades em Pernambuco

25 de maio de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Segundo a Secretaria de Saúde, meta mínima da população que deve tomar a vacina ainda não foi alcançada. Ações ocorrem neste sábado (25) a partir das 8h
Quarenta e três municípios realizam ações, neste sábado (25), no Dia D de vacinação contra a gripe, em Pernambuco. Desde o início, em 10 de abril, a campanha imunizou 2,14 milhões de pessoas no estado, o que representa 81,25% do público alvo.
Segundo a Secretaria de Estadual de Saúde (SES), a meta é atingir, no mínimo, 90% da população, até dia 31 de maio. Mais de 495 mil pernambucanos precisam ser imunizados.
De acordo com a SES, é preciso consultar os postos de saúde para saber quais deles funcionam em cada cidade e o horário de atendimento.
Na ação deste sábado devem ser vacinados as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, mulheres que tiveram filho há menos de 45 dias, profissionais de saúde, professores de escolas públicas e privadas do Recife, adolescentes, além de jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medidas socioeducativas.
Também estão nos grupos prioritários detentos e funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, como diabéticos, além de policiais civis e militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.
A secretaria alerta pais e responsáveis para vacinar as crianças entre 6 meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias, público com cobertura de 77,76%. Esse foi o único grupo que não atingiu a meta mínima em 2018.
Além disso, este ano, dos 23 casos de síndrome respiratória aguda grave (Srag) com resultado laboratorial para influenza, 15 foram em crianças de até 4 anos. Isso representa 63,8% do total.
Também precisam reforçar a vacinação, os integrantes dos seguintes grupos: pessoas que apresentam duas ou mais doenças simultâneas, policiais e membros das Forças Armadas.

Recife

Mais de 50 pontos fixos e volantes são disponibilizados pela Prefeitura do Recife para vacinação contra a gripe. A lista dos locais pode ser consultada na internet.
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) também estão em supermercados, igrejas, estações de metrô e aeroportos para maior alcance da campanha. Segundo a Secretaria, cerca de 100 mil recifenses ainda precisam se vacinar.
Todos os pontos começam a vacinação às 8h. A Igreja Batista da Rua Imperial, no bairro de São José, na área central do Recife, e o posto do Ceasa, no Curado, na Zona Oeste da cidade, ficam disponíveis até as 13h.
No Mercado de São José, no Centro, e no Terminal da Macaxeira, também na Zona Norte, as atividades se encerram às 16h. Todos os outros pontos funcionam até as 17h.
Quem não pode se vacinar neste sábado, pode consultar a lista das 170 unidades de saúde que disponibilizam a vacina durante a semana. Algumas estendem o horário de atendimento até as 21h, como a Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, Zona Oeste do Recife.
Além da capital pernambucana, municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão participam do Dia D contra a gripe. São eles:

Estatísticas

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, até o dia 4 de maio, foram registrados 1.043 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag). Desse total, nove tiveram resultado laboratorial confirmado para influenza A(H1N1), 13 para influenza B e 1 para influenza A não subtipado.
No mesmo período do ano passado, foram registrados 656 casos. Na comparação entre 2019 e 2018, houve um aumento de 58,9% nos casos notificados.
Em relação aos óbitos, a secretaria informa que nove foram registrados e um confirmado laboratorialmente para influenza A não subtipada, quatro como síndrome respiratória aguda grave não especificada e quatro ainda estão em investigação.

Sintomas

A síndrome respiratória aguda grave pode ser provocada por diversos agentes (vírus, bactérias) e é caracterizada pela necessidade de internação de pacientes com febre, tosse ou dor de garganta associado à dispneia (desconforto respiratório).
             

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados