Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

A cada ano os brasileiros produzem mais a sua própria comida, revela IBGE

29 de maio de 2019

/ by visao surubim
Segundo o site https://www.almanaquesos.com: 13 milhões de pessoas se dedicaram à alguma produção para consumo próprio.
Seja  por sustentabilidade, saúde, sobrevivência ou economia, o fato é que os brasileiros vêm aumentando a produção para consumo próprio. É o que mostra a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, realizada pelo IBGE em 2018. O levantamento divide a produção para consumo próprio em 4 ramos de atividades:
  • cultivo, pesca, caça e criação de animais;
  • produção de carvão, corte ou coleta de lenha, palha ou outro material;
  • fabricação de calçados, roupas, móveis, cerâmicas, alimentos ou outros produtos;
  • construção de prédio, cômodo, poço ou outras obras de construção.
Na divulgação dos resultados de 2018, o IBGE afirma que 13 milhões de pessoas, com idade a partir de 14 anos, se dedicaram à produção para consumo próprio em pelo menos uma das categorias acima – o que equivale a 7,7% da população. Em 2017, a média era de 7,3% e em 2016, de 6,3%.                                                                                                        
As pessoas que mais se dedicam a essas atividades são pessoas não alfabetizadas ou com ensino fundamental incompleto. A atividade mais comum é relacionada à alimentação: 76,7% dos entrevistados se dedica ao cultivo, pesca, caça e criação de animais                    Como fazer a sua própria compostagem para horta ou jardim com resto de comida      
Marina Águas, analista da pesquisa, afirmou ao jornal Valor Econômico que não é necessariamente o fator de subsistência que motive a realização dessas atividades, apesar de ele ser importante.
A pessoa pode ter emprego, ser bem remunerado, e ter uma pequena plantação em sua casa, por hobby até (…). Claro que, para subsistência, ter a produção para o próprio consumo, é importante para a parcela pobre da população”, explica
               
          

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados