Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Apac alerta para ocorrência de chuva moderada a forte em Pernambuco

3 de fevereiro de 2019

/ by visao surubim
Segundo o sitehttps://g1.globo.com/pernambuco:Ao menos 30 milímetros de precipitação são previstos para o Grande Recife e Zona da Mata. Barreiros, na Mata Norte, teve 40 milímetros de chuva até as 6h.
   Em Olinda, diversas ruas ficaram alagadas após fortes chuvas — Foto: Thiago Augustto/TV Globo                                            
A manhã desta terça-feira (11) começou chuvosa no Recife e Região Metropoliana e nas Zonas da Mata Norte e Sul de Pernambuco, com pontos acumulados de precipitação de até 40 milímetros. Na segunda-feira (10), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um alerta de chuvas superiores a 30 milímetros, com pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, válido por 24 horas.                                                                 Até as 6h desta terça-feira, segundo a Apac, já havia chovido cerca de 29 milímetros no Grande Recife, mas, na região, as precipitações começaram a se intensificar pouco depois das 5h. No estado, o maior acumulado foi registrado em Barreiros, na Mata Sul, com ao menos 40 milímetros, no mesmo período.
A agência orientou a população a seguir as orientações da Defesa Civil de cada município, especialmente para os moradores de áreas de risco, como morros e encostas. Em Olinda e no Recife, diversas ruas ficaram alagadas e moradores tiveram transtornos para se locomover, no início da manhã.
Por causa das chuvas em Paulista, no Grande Recife, foi suspenso o atendimento da "Onda Digital", com técnicos da TV Globo e alunos do Senai tirando dúvidas sobre o desligamento do sinal analógico.
                                                     Chuvas
No dia 2, a forte chuva que caiu ocasionou diversos pontos de alagamento na Região Metropolitana do Recife. Segundo a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a Zona Oeste da cidade foi a que mais registrou a chuva, com 60 milímetros no período de seis horas. Em Olinda, a ventania intensa chegou a destelhar casas.
Por causa dos acumulados de chuvas superiores a 50 milímetros, a Defesa Civil do Recife orienta os moradores de áreas de risco a ficarem alerta e procurarem abrigo em local seguro. "As equipes da Defesa Civil do Recife estão em Estado de Alerta e a população pode entrar em contato pelo telefone 0800 081 3400. A ligação é totalmente gratuita. A Central de Atendimento funciona 24h", traz a nota.                  
 Em março, algumas localidades do Recife choveu até 80 milímetros, em 24 horas. Isso é equivalente a precipitações esperadas para nove dias. O volume histórico para março é de 264 milímetros. Os dados foram coletados entre as 10h do dia 3 e 10h do dia 4. Na Iputinga, Zona Oeste do Recife, um jacaré foi encontrado por moradores durante a forte chuva do sábado (4). Segundo o operador de tratamento de imagens Dennis Anjos, o réptil saiu de uma poça d'água e se alojou perto de uma residência. 

                                                                                           

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados