Hemope registra queda de mais de 30% em estoques de sangue e convoca doadores

Segundo o site https://g1.globo.com/pe/pernambuco: Com a proximidade das festas de fim de ano, hemocentro pede que o público apto faça a doação para garantir o equilíbrio nos estoques no período de festas de fim de ano.
Os estoques de cinco dos oito tipos sanguíneos armazenados pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) estão em níveis críticos nesta quinta-feira (29). De acordo com o órgão, o estoque apresenta uma queda de mais de 30% em relação à situação normal.
De acordo com a supervisora de captação de doadores da Fundação, Josinete Gomes, a baixa quantidade de bolsas de sangue preocupa a unidade e põe em risco a realização de cirurgias pré-agendadas em hospitais. "Como o estoque está baixo, a gente está intensificando as convocações pra não precisar suspender nenhum tipo de procedimento", afirma. Por volta das 10h30 desta quinta-feira (29), havia 10 bolsas de sangue no estoque de A-, quando o mínimo para um dia é de 30 bolsas. O nível adequado para três dias é de 50. No caso do O+, o estoque de 160 bolsas estava aquém do mínimo necessário para um dia, de 393 bolsas. "Esse número é bastante variável, mas esperamos que os doadores venham. A única forma de conseguirmos sangue é através da doação", alerta Josinete. A chegada do período de festas também é algo que preocupa a unidade. "As pessoas estão voltadas para as compras de fim de ano e as confraternizações, mas precisamos manter o nosso estoque com níveis equilibrados. Por isso, estamos convocando as pessoas que já doaram ou que querem doar pela primeira vez", destaca a supervisora de captação de doadores do Hemope, Josinete Gomes. Como doar Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos e mais de 50 quilos. Para os menores de 18 anos, é necessário possuir a autorização e contar com o acompanhamento de um responsável durante o processo da doação. No caso de idosos com mais de 60 anos, que queiram realizar a doação de sangue pela primeira vez, a iniciativa precisa ser aprovada por um médico.     O doador também precisa estar saudável e não ter ingerido bebida alcoólica nas 24 horas anteriores. Quem tomou a vacina da gripe só pode realizar a doação após 48 horas, se não tiver apresentado nenhuma reação.
O Hemope fica na Rua Joaquim Nabuco, 171, nas Graças, na Zona Norte do Recife. O espaço funciona de segunda a sábado, inclusive nos feriados, das 7h15 às 18h30. Mais informações podem ser obtidas por meio do Disque Doação, no número 0800-081-1535. A ligação é gratuita.
            

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

General Heleno: “Vamos fechar o Congresso Nacional. Não existe nenhuma Democracia em nosso País mais.”

Noticia Urgente: Cantor Murilo Manoel de Moura sofre acidente de Moto e chega a óbito

Jovem morre em acidente de transito na PE 90 na cidade de Surubim