Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Conheça os onze grupos de estudantes premiados no Desafio Criativos da Escola 2018

13 de novembro de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site Assessoria de Imprensa 
2PRÓ Comunicação
Elisabete Machado :
Iniciativa recebeu 1654 projetos de todos os estados brasileiros. Cerimônia de premiação acontece no dia 4 de dezembro, no Teatro Carlos Câmara, em Fortaleza (CE)
Bahia, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, Sergipe e Tocantins. Desses nove estados, das cinco regiões do país, vieram 11 projetos que vão desde a preservação do meio ambiente e a valorização de mulheres cientistas até o fortalecimento do audiovisual como ferramenta da pedagógica. Essas iniciativas foram selecionadas por um grupo de dez jurados para serem premiados na 4ª edição do Desafio Criativos da Escola.
"Estamos muito felizes por podermos valorizar iniciativas de estudantes que atuam a partir de seus territórios, respeitando e potencializando elementos de sua identidade e de maneira conjunta com representantes de suas comunidades. Mesmo em contextos políticos e sociais adversos, os estudantes vêm construindo transformações e, inclusive, pressionando escola, comunidade e a própria gestão pública para trabalharem juntos", comemora o coordenador do Criativos da Escola, Gabriel Salgado.
Foram meses de mobilização que resultaram na inscrição de 1654 histórias vindas de todos os estados e do Distrito Federal – número superior às 1492 experiências enviadas na edição anterior. O Desafio 2018 recebeu projetos de 480 cidades brasileiras - 44 a mais do que na edição anterior - sendo que a Bahia liderou, pela quarta vez, a quantidade de histórias cadastradas: no total, foram 413 iniciativas inscritas, seguido por São Paulo (293), Minas Gerais (129) e Rio Grande do Sul (113). A novidade desta edição fica por conta da participação de estudantes do estado do Acre – o único a não cadastrar projetos no ano passado – que participou com duas iniciativas.
Alunos do Mato Grosso, Sergipe e Tocantins estreiam a representação de seus estados na premiação do Desafio. Já estudantes da Bahia e Ceará, representam, pela quarta vez consecutiva, seus estados na premiação. Jovens do Rio de Janeiro e São Paulo participam da cerimônia pela terceira vez, enquanto estudantes do Rio Grande do Sul, marcam presença pela segunda vez consecutiva. Já o Mato Grosso do Sul, representado em 2016, retorna ao palco da premiação este ano, também, pela segunda vez.
O Desafio Criativos da Escola seleciona dez iniciativas na categoria nacional, além de mais um projeto a ser premiado dentre os enviados dos 105 municípios onde atua o Instituto Votorantim, parceiro da iniciativa desde 2016.
A premiação
Além da oportunidade de trocarem experiências e fortalecerem seus projetos, os representantes das ações escolhidas receberão prêmios em dinheiro para a iniciativa e para os professores orientadores. Os projetos foram avaliados de acordo com inúmeros critérios, entre eles: o potencial de transformação social das ações realizadas e o quanto contribuíram para o desenvolvimento da empatia, colaboração, criatividade e protagonismo dos estudantes. Alunos e representantes dos grupos escolhidos se encontrarão na cerimônia de premiação, dia 4 de dezembro, no Teatro Carlos Câmara, em Fortaleza (CE). Conheça os premiados:
Destaque Nacional:
  • A TV Degase e o Na Pista – Colégio Estadual Candeia e Colégio Estadual Luiza Mahin, Rio de Janeiro (RJ)
  • Apoio à Conservação Ambiental – Colégio Estadual Delmiro de Miranda Britto, Canindé de São Francisco (SE)
  • Bancop – Banco Comunitário de Pindoretama – EEM Júlia Alenquer Fontenele, Pindoretama (CE)
  • Cabelo, Autoestima e Construção da Identidade da Menina Negra – Escola Estadual Profª Leila Mara Avelino, Sumaré (SP)
  • Centro de Pesquisa Continuada pela Igualdade de Gênero Nísia Floresta – EEEP Professor José Augusto Torres, Senador Pompeu (CE)
  • Cinezito: A Educação Através do Cinema – EMEF Profº José Carlos Nicoleto Zito, São Paulo (SP)
  • Escola e Comunidade: Vida e Futuro – Escola Estadual Vila Rica, Vila Rica (MT)
  • Guarda-chuvas amarelos – Escola Estadual Frederico José Pereira Neto, Palmas (TO)
  • Minas na Ciência – São Miguel das Matas (BA)
  • Tigre Branco – Um aplicativo para Salvar Vidas – Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, Campo Bom (RS)
Destaque Parceria Votorantim pela Educação:
  • Dicionário Indígena Ilustrativo: Resgatando a Língua Ofaié e Guarani (PVE) - Escola Municipal Antônio Henrique Filho, Brasilândia (MS)                                                                          
    Serviço:
    Premiação 4ª edição Desafio Criativos da Escola
    Data: 4 de dezembro, das 9h às 12h
    Local: Teatro Carlos Câmara
    Endereço: Rua Senador Pompeu, 454 - Centro, Fortaleza
    Para confirmar presença clique aqui.
    Sobre o Instituto Alana
    O Instituto Alana é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que aposta em programas que buscam a garantia de condições para a vivência plena da infância. Criado em 1994, é mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão "honrar a criança".
    Informações para a imprensa
    2PRÓ Comunicação
    alana@2pro.com.br
    Belisa Barga / Elisabete Machado / Myrian Vallone
    Tels. (11) 3030.9401 / 9464 / 9404
    Novembro / 2018
      

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados