Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Furto de água é identificado em trecho da Adutora de Tabocas, em Caruaru

6 de outubro de 2018

/ by visao surubim
Segundo o site Assessoria de Imprensa Compesa PE: Uma operação conjunta entre a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Polícia Civil identificou um furto de água na Adutora de Tabocas, no trecho localizado no Sítio Lajes, na zona rural de Caruaru.A irregularidade resultou na prisão de um homem que foi autuado em flagrante  pelo crime de furto qualificado por desvio e venda de água  por meio de carro-pipa. Os técnicos da Compesa estimaram uma perda de  água de 10 litros de água por segundo por um período de  um ano. O volume foi estipulado em função do diâmetro  da tubulação, de 40 mm, e pressões elevadas verificadas nesse trecho da adutora. O prejuízo do período correspondente ao furto  foi calculado em R$ 312 mil, um valor de R$ 26 mil por mês.
Segundo a Compesa,  o  desvio  continuo  de 10 litros de água  por segundo daria para abastecer  três mil pessoas por mês. A  multa a ser aplicada ao  infrator ainda será calculada pelo departamento comercial da empresa. A Companhia  chegou  ao furto de água após receber uma denúncia anônima pelo Disque Denúncia e acionou a Polícia Civil que encontrou  a ligação clandestina.  Equipes da Compesa  acompanharam os peritos do Instituto de Criminalística (IC) e os policiais civis da 89º DP, que efetuaram a prisão durante o cumprimento de um mandado de busca domiciliar. A  existência da ligação irregular  foi comprovada da Adutora de Tabocas até um reservatório localizado em uma chácara.
O gerente da Unidade de Negócios da Compesa, Mário Heitor, alerta para a gravidade desta prática, que é uma ação criminosa e prejudica a população, tendo em vista que a água desviada interfere no fornecimento de água das comunidades e dos clientes que pagam a fatura em dia. "A população que é abastecida depois do local do furto é bastante prejudicada. A comercialização agrava ainda mais o crime cometido. A Compesa tem trabalhado para coibir essa prática e garantir que as pessoas que mais precisam recebam água com qualidade e na quantidade suficiente para passar o período de abastecimento. A zona rural de Caruaru também é atendida por meio de sistema de rodízio, e não pode ser prejudicada por interesses financeiros”, pontua Mário Heitor. 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados