Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Compesa sedia evento nacional sobre o uso de geotecnologia na área do saneamento

24 de maio de 2017

/ by visao surubim
Segundo o site Assessoria Imprensa Compesa: Primeiro Encontro sobre Transformação Digital do Saneamento Brasileiro  reuniu representantes de sete companhias do paísRepresentantes de sete companhias de saneamento do país estiveram reunidos, hoje (24), no Primeiro Encontro sobre Transformação Digital do Saneamento Brasileiro, que aconteceu na sede da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), no bairro de Santo Amaro. O evento promoveu o intercâmbio de conhecimento e experiências das empresas no uso de sistemas de informações geográficas e aplicação de geotecnologia na área do saneamento. No encontro, foram compartilhadas inovações com o emprego dessa ferramenta na gestão corporativa, que pode ser utilizada para otimizar ações operacionais e comerciais em busca de melhorias na prestação de serviços aos clientes.

"O evento despertou em todos   participantes a curiosidade e as inúmeras possibilidades de utilização do Sistema de Informações Geográficas (Gis Corporativo) e, consequentemente, a otimização e aprimoramento dos serviços em vários segmentos de atuação", observou o diretor de Mercado e Atendimento da Compesa, Eduardo Sabino. A Compesa, que se posiciona como uma das principais companhias do país, no uso dessa tecnologia, apresentou o GisComp, desenvolvido e aprimorado pela empresa desde o ano de 2007. "Mostramos quais áreas já contam com esse serviço e de que forma avançamos na nossa gestão interna, unificando os cadastros comercial, técnico e operacional em uma única plataforma. Nos tornamos mais ágeis e melhoramos a nossa eficiência no atendimento ao cliente", explicou Luis Henrique Oliveira, gerente de Cadastro da Compesa, destacando a participação da Caesb (Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal) no evento, referência no Brasil na implantação do Gis Corporativo.
 
O sistema criado pela Compesa passou por melhorias de tecnologia e performance para unificar bancos de dados. "Com essa ferramenta podemos direcionar melhor nossas ações, por meio da espacialização da nossa carteira de clientes e redes de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Esse serviço permite identificar redes de abastecimento que precisam ser substituídas ou mesmo determinar quais áreas precisam ser expandidas", informa o gerente. Um dos produtos gerados pela implantação do geoprocessamento na Compesa foi a versão do calendário de abastecimento disponibilizado no site www.compesa.com.br, no qual o cliente pode consultar o dia de fornecimento de água para a sua rua com mais precisão.

Participaram do encontro companhias que já utilizam o Gis Corporativo ou que já estão em fase de implantação da ferramenta, além de professores do curso de Engenharia cartográfica da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). "Estamos em processo de desenvolvimento do nosso Gis Corporativo e poder participar de um evento como este é muito importante para a troca de experiências. Conhecer as potencialidades das ferramentas implantadas por outras empresas de saneamento do país pode nos ajudar no desenvolvimento de uma ferramenta mais eficiente para a nossa companhia", disse Isaías Veríssimo Lopes, subgerente de geoprocessamento da Cagepa (Companhia de Água e Esgoto da Paraíba).
 

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados