Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Duarte Nogueira, do PSDB, é eleito prefeito de Ribeirão Preto, SP

30 de outubro de 2016

/ by visao surubim
Segundo o site http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto:

Aos 52 anos, deputado federal venceu o vereador Ricardo Silva, do PDT.
Vitória marca retorno do PSDB, após 8 anos de gestão Dárcy Vera (PSD).Duarte Nogueira é eleito prefeito de Ribeirão Preto e comemora com eleitores em comitê (Foto: Érico Andrade/ G1)Duarte Nogueira é eleito prefeito de Ribeirão Preto e comemora com eleitores em comitê (Foto: Érico Andrade/ G1)

Duarte Nogueira, do PSDB, foi eleito neste domingo (30) prefeito de Ribeirão Preto (SP) para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, o tucano recebeu 56,94%, o que corresponde a 147.705 votos, contra 43,06% de Ricardo Silva (PDT), com 111.697 votos.
A vitória marca o retorno do PSDB à Prefeitura de Ribeirão, oito anos após o deputado estadual Welson Gasparini (PSDB) deixar o comando da cidade para a atual prefeita, Dárcy Vera (PSD).
No primeiro discurso como prefeito eleito, ainda no comitê de campanha, Nogueira disse que no final de 2016 completa 22 anos na política, agradeceu aos correligionários, apoioadores e familiares, afirmando que aprendeu muito com todos eles durante as eleições, se tornando mais tolerante, estudioso e corajoso.
"Eu trago nesse momento algo que não tem como descrever, a memória do meu pai, a memória da minha mãe, e a memória de tantos que não estão mais conosco, mas dos quais a gente recebeu valores e princípios, que nós haveremos de deixá-los permanentes durante todos os dias de nosso mandato", disse.
Duarte Nogueira é eleito prefeito de Ribeirão Preto e comemora com eleitores em comitê (Foto: Érico Andrade/ G1)Duarte Nogueira é eleito prefeito de Ribeirão Preto e comemora com eleitores em comitê (Foto: Érico Andrade/ G1)
Nogueira afirmou ainda que pretende fazer um governo que diminua as "distâncias sociais", oferecendo oportunidades aos moradores para que tenham um bom serviço de saúde e de educação, "de ter condições de vencer na vida e ser feliz".
"Vamos estar de braços abertos a todos que quiserem nos ajudar a reconstruir Ribeirão Preto, a mostrar que vale a pena acreditar na democracia e no trabalho", afirmou.
Nascido em Ribeirão, Antonio Duarte NogueiraJunior tem 52 anos e, atualmente, exerce o terceiro mandato como deputado federal - eleito em 2006, foi reeleito em 2010 e depois em 2014. Nesse período, licenciou-se do cargo por quatro vezes para assumir a Secretaria de Logística e Transportes de São Paulo - a última vez entre outubro de 2015 e abril desse ano.
Filho do ex-prefeito de Ribeirão Antonio Duarte Nogueira (1937-1990), formou-se engenheiro agrônomo pela Faculdade de Agronomia e Zootecnia Manoel Carlos Gonçalves, de Espírito Santo do Pinhal (SP), e especializou-se no Programa de Gestão Estratégica Municipal da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas.
O candidato a prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), vota no Colégio Marista na manhã deste domingo (2) (Foto: Érico Andrade/G1)Duarte Nogueira (PSDB) vota no Colégio Marista em Ribeirão Preto (Foto: Érico Andrade/G1)
Iniciou a vida pública como deputado estadual, eleito em 1994. No ano seguinte, foi nomeado pelo então governador Mário Covas (1930-2001) secretário estadual de Habitação, cargo que ocupou até 1996. Em 1998 e 2002, foi eleito para mais dois mandatos na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).
Entre 2003 e 2006, Nogueira assumiu a Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento, convidado por Geraldo Alckmin (PSDB), que é considerado seu padrinho político. Quando Nogueira deixou o PFL e se filiou ao PSDB, em 1999, Alckmin - então vice-governador - foi até Ribeirão para oficializar a mudança de partido.
Perfil de Ribeirão Preto (SP) nas eleições 2016 (Foto: Arte/G1)
Líder do PSDB na Câmara Federal em 2011, o tucado foi apontado pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) como um dos dez parlamentares mais influentes do Congresso Nacional.
Campanha
Nogueira havia sido derrotado três vezes ao concorrer à Prefeitura de Ribeirão Preto. Em 1992 e 2000, perdeu para Antonio Palocci (PT). Já em 2012, acabou vencido em segundo turno pela atual prefeita, Dárcy Vera (PSD).
Nesta quarta tentativa, acabou disputando o segundo turno com Ricardo Silva (PDT), que na primeira pesquisa eleitoral, em agosto, era apontado como líder absoluto nas intenções de voto. O cenário mudou a partir da segunda quinzena de setembro, com a divulgação de nova pesquisa eleitoral.
Durante o primeiro turno da campanha, opositores fizeram menções ao suposto envolvimento de Silvaem fraudes apuradas na Operação Sevandija e à suposta ligação de Nogueira na fraude da merenda paulista, e também a citação do nome dele em planilha apreendida pela Operação Lava Jato.
As acusações se estenderam ao segundo turno, quando o pedetista também passou a alegar que o tucano tinha a intenção de captar água do Rio Pardo, supostamente contaminada, para distribuir aos bairros de população menos favorecida. Silva também prometeu acabar com os radares móveis em funcionamento em Ribeirão.
Nogueira, por sua vez, chamou a promessa de "populista", ao defender que a cidade precisa de normas para regrar o tráfego. O tucano também criticou o apoio do candidato derrotado João Gandini (PSB) ao concorrente, afirmando que a aliança foi feita na última semana de campanha, mediante promessa de cargo na Prefeitura.
Isso porque, em propaganda eleitoral na televisão e no rádio, o juiz aposentado vencido no primeiro turno afirmou que assumiria a Controladoria Geral do Município, caso Silva vencesse as eleições neste domingo.
Duarte Nogueira é eleito prefeito de Ribeirão Preto e comemora com eleitores em comitê (Foto: Érico Andrade/ G1)Duarte Nogueira é eleito prefeito de Ribeirão Preto e comemora com eleitores em comitê (Foto: Érico Andrade/ G1)
Propostas
Nogueira se comprometeu a fazer uma reformulação na área da saúde, com foco na prevenção e na atenção básica, além de contratar mais médicos e ampliar o número de Núcleos de Saúde da Família (NSF). Ainda neste setor, defendeu a construção de três Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs).
Na educação, também prometeu construir mais 15 creches, ampliar o programa de saúde na escola, assim como o número de unidades que atendem em período integral. Propôs ainda criar, dentro da Secretaria de Infraestrutura, um setor destinado às manutenções prediais das escolas municipais.
Em seu plano de governo, Nogueira também propõe proteger o Aquífero Guarani e transformar a Mata de Santa Tereza em parque municipal. Ao mesmo tempo, na área de segurança pública, quer incentivar o programa "Vizinhança Solidária", que já existe no bairro City Ribeirão e consiste em articular os vizinhos em ações de vigilância.
O tucano também rebateu as críticas feitas pelo seu opositor de que, enquanto secretário de Habitação, nunca se empenhou em construir casas populares em Ribeirão Preto. Nogueira prometeu ampliar convênios com o Estado e a União para produção habitacional e políticas de desenvolvimento social, geração de empregos e renda, e transporte.
Duarte Nogueira (PSDB) concede entrevista após registrar o voto no segundo turno das eleições em Ribeirão Preto, SP (Foto: Érico Andrade/G1)Duarte Nogueira (PSDB) ao lado do vice Carlos Cezar Barbosa (PPS) (Foto: Érico Andrade/G1)

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados