Blog Visão Surubim

Blog Visão Surubim
Contato 81-99509-4564

Taxistas interditam trânsito e garantem: "Vamos parar o Aeroporto"

22 de agosto de 2016

/ by visao surubim
Segundo o site G1 PE:

Ato ocupou toda a extensão da Avenida Princesa Isabel, área central.
Fila de táxis bloquearam quatro faixas da via, entre a Câmara e o Palácio. taxistas de toda Região Metropolitana do Recife contra os serviços de transporte de passageiros que usam aplicativos de celular, como o Uber, complicou o trânsito na capital pernambucana, durante toda a manhã desta quarta-feira (13). Os ânimos ficaram exaltados e houve discussão entre os taxistas e motoristas de carros particulares. Muitos condutores de táxis usaram fitas pretas, em sinal de luto, e exibiram cartazes para criticar os gestores do trânsito na capital. [Veja vídeo acima]

Por volta do meio-dia, os veículos passaram a ocupar as quatro faixas da Rua Princesa Isabel e da Ponte Princesa Isabel, no trecho entre a Câmara de Vereadores do Recife até o Palácio do Campo das Princesas, sede do governo. Do alto, com as imagens do GloboCop, era possível observar o bloqueio total da área.

O ato começou às 7h. No início, tomou toda a extensão da Avenida Cruz Cabugá, área central do Recife. Os taxistas ocuparam as duas pistas da via, entre a sede da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) e a Câmara. Ao todo, foram quase dois quilômetros e meio de engarrafamento.
Para os motoristas passarem pela localidade, a CTTU  teve que fazer o desvio do trânsito. Os condutores que seguiam no sentido centro precisaram pegar a Rua do Riachuelo. Já quem desejou seguir sentido subúrbio teve que entrar na Rua 13 de Maio.
Equipes da Polícia Militar e agentes da CTTU acompanham o ato desde o começo. Um grupo representando os taxistas do Grande Recife foi recebido no Ministério Público de Pernambuco, na mesma região. Os motoristas estão finalizando o protesto no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual.
Reivindicação
O Recife tem, atualmente, 6.125 táxis cadastrados na prefeitura. A categoria estima que existam três mil veículos operando com aplicativos ou sem permissão. O que os taxistas chamam de “clandestinos”. E justamente contra esse tipo de serviço que os legalizados pedem ação das autoridades.
“A Câmara de Vereadores do Recife já aprovou um projeto e o prefeito sancionou a lei que garante os direitos de taxistas. O problema é que o Uber e os outros serviços continuam funcionando”, afirmou  o presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco (Sinditáxi), Everaldo Menezes.
Na primeira parada do protesto, o Ministério Público, os taxistas entregaram um documento. Pediram a intervenção dos promotores para assegurar a intensificação da fiscalização nas ruas. “Vamos para o Palácio do governo por acreditar que o problema já é metropolitano. Não é mais uma questão municipal. O estado tem que agir”, ressaltou Menezes.
Segundo ele, desde a entrada do Uber e o reforço da atuação dos demais aplicativos, o faturamento dos taxistas vem caindo. “Acho que teve motorista que perdeu até 40%, em média”, acrescentou.
Protesto dos taxistas contra Uber complica trânsito no Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)Veículos ocupam as duas pistas até a Câmara do Recife (Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press)
Resposta
Em nota, a CTTU informou que mantém constante fiscalização contra o transporte remunerado irregular de passageiros, seja por táxis de outros municípios, vans de transporte escolar irregulares ou até de carros particulares atuando como táxis.

A companhia diz que a Lei Federal 12.468/2011 determina em seu artigo 2º que "É atividade exclusiva dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 7 (sete) passageiros".
A Companhia também informa que desde o começo do ano, 265 veículos foram notificados por cometer irregularidades relacionadas ao transporte remunerado irregular de passageiros.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os direitos reservados